sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

ROBERTO CLAUDIO VISITA POSTOS NOS DOIS PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO



No primeiro ato como prefeito de Fortaleza Roberto Claudio visitou dois postos de saúde nesta quarta-feira (02), nos bairros Álvaro Weyne e Jacarencaga. O terceiro posto de saúde que seria visitado estava fechado para reforma.
No Centro de Saúde da Família, no Álvaro Weyne, Roberto Claudio disse ter constatado falta de medicamentos e de profissionais na unidade. Ele também ouviu reclamações de pacientes e pessoas que aguardavam atendimento no local. "Percebemos problemas como falta de médicos nas equipes do PSF [Programa Saúde da Família]. Tem também alguns problemas de adequação da infraestrutura para humanizar mais o tratamento. Em cada um dos postos nós vamos listar essas emergências e vão ser resolvidas a curto prazo", disse o prefeito.
Ele esteve acompanhado da secretária de Saúde, Socorro Martins, do secretário da Regional I, Guilherme Félix, e de vereadores de Fortaleza. Em seguida, Roberto Claudio visitou Centro de Saúde Carlos Ribeiro, no Bairro Jacarecanga, onde conheceu as instalações do posto e conversou com a população.
"Temos que aproveitar esse momento para repensar todo o modelo do Saúde da Família e implementar uma nova lógica de informatização com os outros órgãos de saúde do município."
Problemas

Já na quinta-feira (04), Roberto Cláudio esteve no Centro de Saúde da Família Frei Tito, no bairro Caça e Pesca; no Centro de Saúde da Família Aida Santos e Silva, no Vicente Pinzon; no Centro de Saúde da Família Célio Brasil, no Serviluz; e no Centro de Saúde da Família Flávio Marcílio, no Mucuripe. Na ocasião, o prefeito disse que os postos de saúde não estão atendendo à população. “Já visitamos seis postos de saúde e só consegui ver duas consultas médicas e nenhuma consulta odontológica. Isso mostra que está faltando o principal, que é o atendimento à população”, enfatizou.

Tem mais

De acordo com a avaliação do prefeito, a falta de médicos, dentistas e demais profissionais, assim como a desorganização na administração nas unidades são os principais motivos para que a população não consiga receber um bom atendimento. Além disso, Roberto Cláudio constatou que há problemas estruturais que ocasionam, em algumas unidades, falta de água e de energia. “Vamos providenciar pequenas reformas para a adequação da infraestrutura”, garantiu.

Meta de 60 dias

A meta do prefeito é visitar todos os 92 postos de saúde de Fortaleza até o fim de fevereiro. Após as visitas, ele deve elaborar um projeto de reformulação das unidades de atendimento básico na capital cearense. Segundo ele, já vai encaminhar à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) as providências emergenciais a serem cumpridas em cada uma das unidades para que possam funcionar efetivamente e oferecer um atendimento digno à população.

(Fonte: G1 e Politika)


Nenhum comentário:

Postar um comentário