sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

ARCO RODOVIÁRIO METROPOLITANO FACILITARÁ ESCOAMENTO AO PORTO DO PECÉM


O Arco Rodoviário Metropolitano (ARM), que reforçará a infraestrutura de acesso ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém mediante a implantação de uma rodovia duplicada entre a rodovia BR-116 e o Porto do Pecém, terá nesta sexta-feira (11) a licitação para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima).
Extensão e investimento
O Arco terá início na rodovia BR-116 entre os municípios de Pacajus e Chorozinho, fazendo intersecção com as BRs 222 e 020, além das rodovias estaduais (CEs) 060 e 065, até o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante. A obra terá extensão de 108,2 quilômetros, duas faixas de tráfego de 3,50 metros por sentido, acostamento de 2,5 metros, além de 1 metro de faixa de segurança. O investimento total de implantação do projeto será da cerca de R$ 340 milhões.
Estratégico


O ARM vai ampliar a acessibilidade do CIPP, bem como da área de implantação de pólos industriais ao longo do seu percurso, servindo como opção de uso de projetos que utilizarão o Porto do Pecém como plataforma logística de escoamento de produção. Também permitirá desviar o tráfego de veículos comerciais de longa distância, aliviando o anel rodoviário do DNIT.

Acessos


A obra atende ao tráfego de longa distância de todas as regiões do país com origem/destino a Fortaleza, e da região Norte com destino às capitais dos estados mais próximos do Ceará, como o PA, MA, PI, RN e PB. Conecta as principais rodovias federais e estaduais que chegam a Fortaleza: BR 116, BR 020, BR 222, CE 060 e CE 065. Por ele serão conectadas as duas linhas troncais da Transnordestina Logística, com possibilidade de implantação de terminais logísticos rodoferroviários, com redução dos tempos de viagem e custos de transportes, bem como a distribuição destas cargas para os mercados consumidores.

Integração regional


Quando implantado o ARM servirá à integração regional por absorver cargas em trânsito vindas dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, com destino à Região Metropolitana de Fortaleza e aos Estados do Piauí, Maranhão e da Região Norte do país. Receberá, também, cargas desses Estados com destino ao Porto do Pecém, além de cargas de frutas para exportação da Bahia e Pernambuco, mais precisamente do Vale do São Francisco.

PPP


O Arco já tem pronto o projeto executivo e aguarda a conclusão dos estudos oriundos do processo de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para uma possível Parceria Público Privada (PPP).

Municípios conectados pelo Arco Rodoviário Metropolitano

Chorozinho, Barreira, Acarape, Guaiúba, Palmácia, Maranguape, Caucaia e São Gonçalo do Amarante


(Com informações da Assessoria de Comunicação da Seinfra retirada do blog PolítiKa)

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