terça-feira, 19 de junho de 2012

CASARÕES DE GRANJA ESTÃO ABANDONADAS E NECESSITAM DE TOMBO



Historiadores e estudantes universitários lutam pela preservação do patrimônio cultural  do Município de Granja, formado por casarões datados do século XIX. Segundo eles, mais da metade dos casarões centenários estão abandonados. Dentre os requisitados para tombamento, está o Solar dos Gouveias onde, conforme o historiador Raimundo Pompe, e o atual responsável pelo Solar, Guilherme Gouveia Filho, o filho primogênito da Princesa Isabel, dom Pedro de Orléans e Bragança se hospedou junto com sua família.


Localizado na Rua Pessoa Anta, o Solar continua na família Gouveia, que utiliza a casa quando se encontra na cidade. A construção data de 1848 e, de acordo com o historiador, após a extinção do exílio da Família Real, dom Pedro de Orléans, neto de Dom Pedro II, voltou ao Brasil e realizou excursões aos sertões. Em suas viagens pelos sertões, passou por Viçosa do Ceará e seguiu rumo a Granja em 1926, acompanhada de sua esposa e da filha. A chegada teria sido de automóvel e a família teria ficado por dois dias no Sobrado do cônsul português, senhor Antonio Gouveia.



A visita da Família Real ficou registrada pela Câmara dos Vereadores, cuja cópia do registro o historiador possui. A rua onde localiza-se o imóvel foi a primeira construída na cidade. Apontando as avarias na estrutura, Raimundo defende a preservação. "É inviável que uma família sozinha mantenha uma construção desse porte e idade. Hoje apenas o interior tem sofrido restaurações e manutenções na medida do possível. Falta incentivo para a preservação".

O Sobrado é apenas uma das diversas construções históricas que estão sem manutenção, de acordo com o universitário José Ranis Dias. Outros pontos como a Estação Ferroviária, a Maternidade Pública e o Cristo Redentor não são tombados. "Não há preservação da história da nossa cidade. Alguns prédios antigos foram demolidos para que fossem construídos centros comerciais", afirma.

"Infelizmente, a maioria das casas está nas mãos de herdeiros que não tomam posicionamento sobre elas. Algumas já começaram a cair, além de casas fechadas que juntam bichos e crescem plantas que acabam passando para as propriedades vizinhas", comentam os vizinhos.



A coordenadora do Centro de Cultura de Granja, Maria do Livramento Araújo Ximenes, adquiriu e restaurou o prédio onde hoje funciona o Centro. "A Casa do Alto, quando foi adquirida por mim, estava abandonada há muitos anos e praticamente em ruínas. Após restaurada, passou a ser utilizada para oficinas de teatro, dança, bumba-meu-boi e outras manifestações. Desde 1982, venho empreendendo esta campanha em favor da manutenção do nosso patrimônio cultural, e não só do patrimônio cultural edificado".

A secretária-adjunta de Cultura, Adélia Aguiar, afirma que enviou uma solicitação para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). "Enviamos um pedido ao Iphan para que nossos prédios sejam tombados. No momento, estamos aguardando resposta".

De acordo com o chefe da Divisão Técnica do Iphan, Ramiro Teles, para um prédio ou monumento ser tombado pelo órgão federal, é necessário que seja comprovada a importância em nível nacional do mesmo. "Existem três instâncias: uma em nível municipal; uma estadual e uma federal. Desse Município, conheço apenas o projeto de tombamento da Ponte Metálica, que já se encontra em Brasília na pauta do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Porém, a pauta é extensa e nela estão todos os requerimentos nacionais", afirma.



Porém, o representante do Iphan em Sobral, Alexandre Veras, afirma que os documentos e materiais enviados por Granja se encontram, numa primeira analise. "Apenas a ponte é relevante e só poderá ser tombada após estudos que comprovem isso".

O projeto em execução é a restauração da Biblioteca Municipal e deverá ser entregue até o começo de agosto. "Quanto aos outros imóveis, infelizmente não podemos fazer nada. Todos são de caráter privado e os herdeiros ou não entram em consenso para que haja uma restauração ou não se interessam".

Mais informações:

Secretaria de Cultura de Granja
Rua Sé Saldanha, 1, Ibuaçu
Telefone: (88) 3624.0280
Escritório do Iphan em Sobral
Telefone: (88) 3611.2712

(Fonte: DN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário