quinta-feira, 13 de agosto de 2009

NA BARRA DO CEARÁ

Enquanto Cuca é festejado, o Pólo de Lazer pede socorro

Cultura e lazer: uma das apostas da Prefeitura , o Cuca será entregue no próximo dia 21 Pólo de lazer: na quadra, além da sensação de abandono, incomoda o forte mau cheiro de urina e fezes

A infra-estrutura está comprometida. Parte do calçamento não tem pedras, e o lixo e mato tomam conta do lugarEnquanto todos os olhos se voltam para a inauguração do primeiro Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o Cuca da Barra do Ceará, outro importante ícone não só da cultura como, principalmente, da história local se vê abandonado, sozinho e sem visitas.
O Pólo de Lazer da Barra do Ceará, onde está o Forte de Santiago, pede socorro ao poder público.E o pólo não quer a arrumação da casa a fim de fazer graça para o presidente Lula nem para Ronaldo, o Fenômeno, como promete trazer o Cuca no próximo dia 21. É para garantir o trabalho de gente como o instrutor de surf César Silva de Amorim, 25. Além de dar aulas na Escolinha de Surf da Barra do Ceará — cujas instalações fazem parte da estrutura de arquibancada da quadra esportiva do pólo, Amorim tem um sonho antigo. De montar uma turma de instrumentistas na laje da escola.“Mas como isso não é coisa para agora, pois precisa do apoio de muita gente, os meninos já ficariam satisfeitos se o governo melhorasse o que já existe”. Para ele, hoje, até caminhar fica difícil no pólo.
Algumas pedras estão soltas, outras colocadas de qualquer jeito e muitas já nem existem mais, deixando buracos no calçamento. O pouco de vegetação que ainda lá existe, reclama Amorim, precisa de cuidados, como água e boa adubação. “Ainda acho que dá para colocar mais plantas por aqui. As pessoas sentem falta de sombra”, acrescenta ele.
O próprio forte é um desdém só. No meio dele, há a palavra “pivete” pichada, além de outras formas de demarcação nada adequadas. Ao seu redor, a vegetação não é a das mais cuidadas. Sem contar o lixo, como copos descartáveis e sacos plásticos, que passeia de um lado para outro. Faltam bancos no pólo. Voltando à quadra, além da sincera sensação de abandono, incomoda também o forte mau cheiro de urina e fezes.
A proteção das arquibancadas já não existe mais. Pouco restou da madeira usada para essa finalidade. A quadra de esportes está igualmente sofrida. Quebrada em alguns pontos das extremidades.Apesar da presença de policiais militares e de guardas municipais, a maior queixa do taxista Tarcísio Inácio da Silva, de 48 anos, é quanto à falta de segurança no local. “Dia desse, fez pena ver uma senhora caída no chão depois de ter sua bolsa arrancada por um ladrão. Cenas como essa têm se tornado comuns”, lamenta. O taxista também reclama da falta de eventos no local.“Os meninos daqui não têm muita opção. Falta movimentação, vida por esses lados”, critica. Um paradoxo, tendo em vista que a metros dali, daqui a alguns dias, a cidade vai parar para receber o presidente da República e outras autoridades para festejar o primeiro dos seis Cucas prometidos. PROJETO VILA DO MAR
Melhorias somente no próximo anoA Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenação do Projeto Vila do Mar, promete uma nova paisagem para a região do pólo de lazer até o fim do primeiro semestre de 2010. Pelo menos, é essa a previsão para que o primeiro trecho do projeto — que inclui, entre outros, a recuperação do pólo e o reordenamento das barracas do seu entorno — fique pronto e seja entregue ao povo.
Segundo Rocicleide Ferreira, coordenadora do projeto, as obras devem começar em setembro e, até o fim de dezembro próximo, pelo menos as novas barracas desse ponto devem estar prontas. “Esses estabelecimentos vão ser padronizados de acordo com as determinações do Patrimônio da União e passarão a se chamar quiosques. Vão ficar numa área próxima à praia e contar com chuveiro, lava-pés, estrutura de saneamento básico, local para destino correto do lixo etc”. Conforme ela, questões como ordenamento do som e disposição de cadeiras e mesas no espaço vão ser submetidas a um processo de gestão a contar com a participação dos proprietários. Rocicleide, entretanto, prefere não adiantar detalhes, como tamanho dos quiosques e valores indenizatórios.
PROTAGONISTAS_Moradores esperam melhorias no bairroMaria Aparecida Cardoso BaimaEla trabalha e mora numa das barracas do entorno do Pólo de Lazer da Barra do Ceará há cerca de 20 anos. É mãe de quatro filhos e está esperançosa com as negociações que envolvem o Projeto Vila do Mar e o pagamento de indenizaçõesTarcísio Inácio da SilvaTem medo da violência que assola a região do Pólo de Lazer. O taxista pede mais eventos para a área e atenção dos órgãos públicos para o problema. Acha que o espaço está abandonado e pode ser aproveitado de uma forma melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário