sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Governista elogia o Bolsa Família


Wellington Landim diz que as famílias beneficiadas deixaram de passar fome Na última quarta-feira, o deputado Heitor Férrer questionou o aumento do número de beneficiados em Fortaleza
O Bolsa Família, programa do Governo Federal, voltou a ser tema de debate ontem, durante a sessão na Assembléia Legislativa. Um dos questionamentos é a possibilidade cada vez maior de dependência das famílias ao Programa. Para o deputado Welington Landim (PSB), o Bolsa Família ajuda não só no combate à fome, mas aumenta a auto-estima das famílias beneficiadas e ajuda na profissionalização.
Em matéria veiculada ontem, no Diário do Nordeste, o deputado Heitor Férrer (PDT) levantou crítica ao anúncio da Prefeitura de Fortaleza sobre a ampliação do Programa na Capital cearense para mais 41 mil famílias. Para o pedetista, tal fato não é para ser comemorado, mas sim lamentado, já que é uma constatação de que tantas famílias cearenses ainda vivem em extrema pobreza necessitando de um programa social para poder sobreviver.
Para Landim, a questão deve ser vista de outro foco. Ele pondera que não se deve comemorar o fato de que mais pessoas dependerão do Bolsa Família, mas sim o fato de que mais famílias deixaram de passar fome. “Sem fome. E, em um futuro próximo, sem miséria, e com muito menos desigualdade. Essa nova página, inédita, mostra um país que cresce e promove justiça social ao mesmo tempo”, argumentou.
De acordo com o parlamentar, pesquisas realizadas mostram que o fato de receberem o benefício não faz com que pessoas deixem de procurar trabalho. Ele pontua que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2006 mostrou que o percentual de empregados entre 2004 e 2006 aumentou tanto em famílias que são cadastradas no Programa como as que não são. “Sendo que o crescimento na proporção de empregados com carteira assinada chegou a ser maior entre os beneficiários do que entre os que não são beneficiários do Bolsa Família”, ressaltou.O deputado José Teodoro (PSDB) apontou que o senador Flávio Torres (PDT), em discurso no Senado, na última quarta-feira, questionou a eficácia do Programa, apesar do seu partido fazer parte da base de apoio do Governo Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário