domingo, 9 de agosto de 2009

ARTICULAÇÕES PARA 2010

Ganha o PSB e perde o PMDB

Cid Gomes tem o deputado Domingos Filho como um dos seus três principais operadores políticos

O presidente estadual do PMDB foi informado de que o filho da maior liderança na assembleia e de uma das principais lideranças do partido vai para o PSB

Domingos Aguiar, filho do presidente da Assembléia, deputado Domingos Aguiar Filho encabeçará a lista de candidatos do PSB à Câmara Federal, no próximo ano. Antes, o nome dele aparecia no noticiário político como candidato, ao mesmo cargo, mas pela legenda do PMDB, partido em que seu pai, desde quando iniciou sua militância político-partidária, está filiado. O PSB quer eleger pelo menos quatro deputados federais. Domingos Aguiar, Pedro Brito, o atual ministro dos Portos, Ariosto Holanda e Sérgio Novais. Outros prováveis candidatos poderão entrar na relação do governador Cid Gomes, mas receberão as ajudas para suas eleições ou reeleições, nos partidos a que hoje ainda estão filiados.

Pessoalmente, o governador está cuidando da elaboração da chapa proporcional com o objetivo de gerar o mínimo possível de melindres dentro da base partidária que dá sustentação à administração e ao projeto político para as eleições de 2010. Ele já conversou praticamente sobre eleição proporcional com quase todos os dirigentes de partidos aliados, faltando apenas os do PSDB, o que deve acontecer ainda este mês, e com os do próprio PT, que deve ficar para depois da eleição dos novos dirigentes da agremiação no Estado, embora filiados de ambos já tenham recebido o sinal positivo de ajuda.

A candidatura de Domingos Aguiar pelo PSB, embora ele de fato não seja filiado ao PMDB, se pode ser registrada como de sobstancial ajuda para a garantia de mais um deputado federal que possa vir a ser eleito pelo grupo do Governo, de outro lado pode ser apontada como um prejuízo para os peemedebistas que contavam com a sua filiação e já o relacionavam como um dos dois prováveis deputados federais mais votados na próxima eleição, dentro e fora do partido.

Oficialmente

O chefe do Poder Legislativo cearense já comunicou oficialmente ao deputado Eunício Oliveira, presidente estadual do PMDB, a filiação do seu filho ao PSB, o que poderá acontecer no encontro estadual, dia 29 deste mês, quando o governador Cid Gomes será eleito presidente do partido.

O presidente da Assembléia, ao lado dos deputados estaduais Ivo Gomes, atualmente na chefia de Gabinete do governador, e José Albuquerque, primeiro secretário do Legislativo estadual, são os principais operadores políticos do Governo e têm como objetivo não somente a consolidação do bloco político que apóia Cid Gomes, mas, sobretudo, o grupo político que ele passou a liderar com o irmão, o deputado federal Ciro Gomes, ainda menor do que aqueles acumulados por outros governadores, só e tão-somente por conta da fidelidade partidária, instituída pela Justiça Eleitoral, que acabou com a imoralidade das adesões.

Entendem o governador e seus operadores que o PSB, agora de fato um partido controlado por Cid e Ciro, precisa ter filiados exercendo mandatos também nas Casas Legislativas e nos Executivos municipais, deixando de ser apenas um partido cartorial. Ademais, a reeleição do governador, desacompanhada de correligionários o enfraquece politicamente junto aos demais aliados e, principalmente diante do quadro nacional, diferentemente da disputa de 2006, quando compunha um outro contexto.

Naquela oportunidade, as limitações impostas aos irmãos Cid e Ciro Gomes começavam no próprio PSB que não aceitava algumas filiações de aliados, dificultando a eleição pelo partido, de vários prefeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário