Foto: EFE

Funeral de três crianças aconteceram nesta segunda-feira


Estados Unidos -  As primeira vítimas do massacre em escola em Newtown, Connecticut, nos Estados Unidos, começam a ser enterradas nesta segunda-feira, na cidade onde o atirador matou ao todo 26 pessoas e em seguida se matou. Segundo o jornal localHartford Courant, James Mattioli, 6 anos, Jack Pinto, 6, e Noah Pozner, 6, forão enterrados nesta segunda-feira.
Na terça-feira, será o funeral de Jessica Rekos, 6 anos. Na quarta, o de Chase Kowalski, 7, Caroline Previdi, 6, e Victoria Soto, 27. Já Catherine Hubbard, 6, será enterrada na quinta-feira, e Dylan Hockley, 6, terá um funeral privado, sem data anunciada. O enterro de Ana M. Marquez-Greene, 6, ainda não foi anunciado.
Os democratas no Congresso prometeram recuperar o decreto-lei que proíbe a venda ao público de armas semiautomáticas, aprovado em 1994 mas que expirou dez anos depois, sem que a maioria republicana no poder aceitasse a sua renovação.
O crime
A polícia de Connecticut confirmou oficialmente pela primeira vez que o jovem era Adam Lanza, de 20 anos. O tenente Paul Vance também confirmou que ele se matou. Adam Lanza primeiro assassinou a mãe Nancy Lanza, em casa, com quatro tiros da cabeça, antes de cometer o massacre na escola Sandy Hook.
Depois do primeiro assassinato, foi até a escola com três armas: as pistolas Glock 10 mm e Sig Sauer 9 mm e um fuzil Bushmaster. Outra arma ainda foi encontrada no carro além de cartuchos e centenas deixadas na escola.
Após abrir fogo contra uma porta de vidro para entrar na escola Sandy Hook, o atirador realizou o massacre usando o fuzil e se matou com uma pistola, segundo as autoridades.
A causa
Os motivos do massacre não serão revelados até que a polícia conclua sua investigação, o que não ocorrerá "muito rapidamente". "Para que possamos dizer-lhes algo do motivo, necessitamos terminar a investigação para ter a imagem completa, para saber como e porque ocorreu, e isto não pode sair muito rápido", disse neste domingo o tenente Paul Vance, da Polícia Estadual de Connecticut, na primeira entrevista deste domingo para informar sobre a investigação.
Vance acrescentou que ainda há um "número imenso" de testemunhas para interrogar e falta uma boa parte do trabalho legista, e por isso será preciso esperar para saber o que pôde levar Adam Lanza a cometer um dos piores massacres da história dos Estados Unidos. "Confio que poderemos responder cada uma das perguntas dentro do que humanamente for possível, vamos falar com todas e cada uma das testemunhas", assegurou o tenente, que confirmou que as autoridades já falaram com a única pessoa que ficou ferida no tiroteio, a subdiretora do colégio, embora não tenha dado mais detalhes.