quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CRIANÇAS TEM OPORTUNIDADE DE ENSINO INTEGRAL



Atividades lúdicas, no contraturno escolar, estão contribuindo para a educação integral de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olimpio Nogueira Lopes, em grande parte originários da comunidade quilombola de Alto Alegre. A educação lúdica é viabilizada no marco do Projeto “Hora do Jogo”, um dos quatro desenvolvidos no Ceará, como parte do Segundo Ciclo do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação.

A comunidade de Alto Alegre foi reconhecida, oficialmente, pela Fundação Palmares, como remanescente de quilombo, no dia 24 de maio de 2005. A partir daí, a comunidade vem melhorando em termos de qualidade de vida, segundo depoimentos de seus moradores. E a educação necessariamente faz parte do processo de desenvolvimento local. O Projeto “Hora do Jogo” é fruto da parceria entre o Instituto da Infância, Associação dos Remanescentes de Quilombos de Alto Alegre e Adjacências, EMEF Olímpio Nogueira Lopes e Prefeitura de Horizonte.



Educação Integral

O Programa pela Educação Integral visa a formação de redes locais de ensino e aprendizagem, constituídas por escolas públicas, organizações sociais, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e outros ativos comunitários. O propósito dessas redes é oferecer educação integral para crianças e adolescentes de territórios considerados de vulnerabilidade social. 
O Programa é uma iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, constituído em 2004 pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae. Os outros três projetos do Segundo Ciclo do Programa pela Educação Integral, realizados na Região Metropolitana de Fortaleza, são “Nossas Histórias” em Fortaleza, “Caldeirão das Artes” em Horizonte e “Ecomuseu de Maranguape”, no distrito de Cachoeira, em Maranguape.


(Fonte: O Estado)

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