terça-feira, 24 de abril de 2012

73% dos Prefeitos vão para REELEIÇÃO



Dos 103 prefeitos cearenses que podem tentar a reeleição neste ano, aproximadamente 75 pretendem disputar novamente a prefeitura na qual exercem mandato.
No Ceará, os partidos com maior número de prefeitos que pretendem tentar se reeleger são PSDB, PMDB, PT, PSB e PSD. Considerando o segundo mandato a oportunidade de consolidação da gestão, dirigentes e articuladores políticos de algumas dessas siglas comentam a avaliação da administração de seus prefeitos e contam como as agremiações vêm se preparando para a disputa.
Marcos Cals afirma que todos os candidatos do PSDB terão o apoio integral da executiva estadual e do ex-senador Tasso Jereissati. Cals informa que o PSDB tem 28 prefeituras no Ceará, mas a estimativa é de que a sigla lance 55 candidatos e consiga eleger ou reeleger pelo menos 30 prefeitos.
Para o coordenador do Grupo Eleitoral da sigla no Nordeste, deputado José Guimarães, a disputa desses prefeitos é importante porque seria o segundo mandato o momento de consolidar a gestão. “No primeiro mandato, você arruma a casa. No segundo, é que você consolida”, cada município administrado pelo PT faz um acompanhamento próprio para saber como a gestão vem sendo avaliada pelo eleitorado. “Temos uma radiografia positiva, e quase todos os prefeitos do PT são candidatos. As avaliações tem melhorado”, afirma. 
Outro partido com expectativa de reeleger um grande número de prefeitos é o recém-criado PSD. De acordo com o dirigente Almircy Pinto, 27 dos 40 gestores da sigla no Estado querem tentar a reeleição. “Na última eleição para prefeito (em 2008), dos que foram candidatos a reeleição, 76% se elegeram. Se temos 40 prefeitos e vão 27, é possível supor que pelo menos 22 têm chances, se esse índice se manter o mesmo”, considera.
O PMDB contabiliza 110 pré-candidatos no Ceará, dentre os quais estão vários prefeitos. O presidente Eunício Oliveira afirma o seu partido já tem um padrão de discussão e que, em função das eleições, essa agenda se mantém com pequenas adaptações. Conforme Eunício, o PMDB deverá seguir uma estratégia básica para tentar reeleger seus prefeitos. “O discurso do PMDB é para que a população escolha o que for melhor para a comunidade”, afirma. Dessa forma, a agremiação deve trabalhar comparações entre gestões.

(Fonte: DN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário