sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

BALAS QUE MATARAM JOVENS DO BAIRRO ELLERY PARTIRAM DE ARMAS DO RONDA


Laudo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) revelou que projéteis vieram de arma do Ronda do Quarteirão. Quatro policiais envolvidos na ocorrência foram submetidos a Conselho de Disciplina

“Foi uma vitória, pois, para mim, essa era a parte mais difícil: se seria divulgado como tudo realmente aconteceu”, resumiu a dona de casa Sandra Sales, 37, mãe de uma das vítimas de um tiroteio ocorrido no bairro Ellery no fim do mês passado. A mãe se referia ao resultado do exame balístico divulgado ontem pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce), que apontou que os disparos que mataram dois jovens saíram de uma arma pertencente ao Ronda do Quarteirão.
Na ocasião, morreram Ingridy Maiara Oliveira de Lima, 18, e Igor Andrade de Lima, 16. O caso ocorreu na madrugada de 27 de janeiro, no Pré-Carnaval do bairro Ellery, na praça matriz. Mãe de Ingridy, Sandra diz que estava “incansável” e diariamente entrava em contato com a Polícia para ter respostas para o caso.
“A gente (família) vai entrar com processo criminal contra eles (policiais). Quero que sejam julgados por crime duplamente qualificado. A Polícia tem que defender, resguardar a vida, e não tirar”, asseverou Sandra. A mãe de Igor, Rilene Silva de Andrade, conta que também estuda uma medida judicial. “Eu só quero Justiça, pois sei que Deus não vai trazer meu filho de volta”, diz.
O comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Werisleik Pontes Matias, detalha que o laudo da Pefoce aponta que os tiros que vitimaram os jovens foram disparados de uma única arma. “Pelo registro da Polícia Militar, a arma estava atrelada a uma policial feminina”, revela o comandante da PM. Segundo ele, os quatro policiais envolvidos na ocorrência estão respondendo a processo administrativo disciplinar na Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). Além disso, foram instaurados inquéritos na Policias Civil e Militar, conforme o coronel.
De acordo com Boletim do Comando Geral (BCG) da Polícia Militar publicado na última terça-feira, os quatro policiais do Ronda do Quarteirão envolvidos no tiroteio foram submetidos a Conselho de Disciplina e poderão ser expulsos da corporação. Segundo o boletim, serão apuradas possíveis transgressões e a suposta “incapacidade moral de permanecer nos quadros da Polícia Militar do Estado do Ceará”. A CGD designou uma comissão de três policiais militares para acompanhar o caso.
Por determinação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), logo após o incidente, os quatro policiais militares foram afastados das funções e tiveram as armas recolhidas.
Tiroteio
Segundo testemunhas que estavam no Pré-Carnaval, o confronto começou quando os policiais pediram para que o proprietário de um automóvel baixasse o volume de um “paredão” de som. O pedido teria sido negado e as pessoas que estavam no local começaram a atirar objetos nos policiais, que teriam reagido. Durante o tumulto, além de Igor e Ingridy, outras duas pessoas foram baleadas. A jovem foi alvejada na nuca e nas costas, morrendo no local. Ferido na cabeça, Igor ainda permaneceu internado no Instituto Doutor José Frota (IJF), mas não resistiu.
ENTENDA A NOTÍCIA
Jovens foram mortos na praça matriz do Bairro Ellery, durante o Pré-Carnaval,após confusão envolvendo um “paredão” de som. Laudo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) revelou que projéteis são de arma de uma policial.
Outros casos

Caso Bruce: em julho de 2010, durante uma abordagem policial, o adolescente Bruce Cristian Souza Oliveira, 14 anos, foi morto com um tiro na nuca. O soldado do Quarteirão Yuri da Silveira Alves Batista foi apontado como autor do disparo. 


Caso Hilux: em setembro de 2007, os espanhóis Marcelino Ruiz Campelo e Maria Almudever, o italiano Innocenzo Brancati e a brasileira Denise Brancatias trafegavam em uma Hilux, quando foram alvejados por disparos vindos de viaturas. Marcelino ficou paraplégico.
ATO ECUMÊNICO
Na próxima terça-feira, as famílias de Ingridy e Igor vão promover ato ecumênico, que ocorrerá na praça do bairro Ellery, às 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário