quinta-feira, 12 de novembro de 2009

EMENDAS AO ORÇAMENTO


Vereador critica bancada federal


Walter Cavalcante questiona o compromisso dos deputados federais com o Estado do Ceará


Ao reclamar mais recursos para projetos em defesa da criança e do adolescente, parlamentar critica bancada do CE

O destino que os deputados federais do Ceará estão dando às suas emendas ao Orçamento da União, todos os anos, foram criticados, ontem, na Câmara Municipal de Fortaleza. Os vereadores cobraram da bancada uma maior "sensibilidade" diante das necessidades da população e pediram que os representantes cearenses no Congresso se atenham a temas mais relevantes para o Estado.

O vereador Walter Cavalcante (PHS), que preside a comissão de Orçamento, Finanças, Controle e Fiscalização da Câmara Municipal, chegou a dizer que a maior volume dos recursos das emendas dos deputados federais são voltados para festas e comemorações nos municípios. "Até parece que o Ceará é um Estado rico", reclamou.

Walter Cavalcante iniciou o questionamento na Câmara, ontem, ao cobrar mais ações e recursos em favor das crianças e jovens da nossa Capital. O parlamentar relembrou a importância que deve ser dada à adoção de crianças e criticou a burocracia necessária para concluir um processo adotivo.

Segundo o vereador, o Poder público precisa direcionar recursos e ações para tirar os jovens dos orfanatos e das ruas de Fortaleza. "É uma lição de vida. Quero saber quais deputados federais têm sensibilidade com a causa da criança e do adolescente", indagou Walter Cavalcante da tribuna da Câmara.

Em aparte, o vereador Roberto Mesquita (PV) reforçou as críticas do seu colega Walter Cavalcante e declarou que "Fortaleza praticamente não possui deputados federais". Ele citou, no entanto, como exceções, Eudes Xavier (PT) e Ariosto Holanda (PSB). "Mas poucos são os que realmente se preocupam com ações para o Estado", disse.

Aliado

Para defender o representante de sua sigla no Congresso Nacional, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) apontou o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) como um dos parlamentares que disponibilizaram recursos e ações para Fortaleza, e destacou R$ 180 mil que o deputado destinou para a revitalização do Polo de Lazer do bairro Ellery, base eleitoral de Eliana.

A vereadora disse ainda que a liberação de emendas do Orçamento para determinadas ações não depende somente dos parlamentares, mas também precisa passar pela avaliação do Poder Executivo.

O vereador Walter Cavalcante declarou ainda que está realizando pesquisa sobre as emendas e ações dos deputados federais que representam o Ceará no Congresso Nacional para apresentar à Câmara. "Estou realizando uma espécie de estudo para trazer aqui", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário