terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

"CEARÁ TEM PROBLEMAS DEMAIS PARA FICAR BRINCANDO DE PREPARAR BOM LEITO PARA PEIXINHOS"


A jornalista Adísia Sá defende uma CPI para apurar o caso do Acquario do Ceará. Para ela, o Estado não pode se dar ao luxo de querer projeto dispendioso. “O Ceará tem problemas demais para ficar brincando de preparar um bom leito para peixinhos”, acentua a também professora em seu artigo “Complexo de inferioridade”, no O POVO desta terça-feira. Confira:
Um Estado, como o nosso, cheio de carências e problemas, se dar ao luxo de fazer um Acquario ao custo superior a U$ 45 milhões, é tripudiar em cima de todos nós. A desculpa é de que o Acquario atrairá milhares de turistas, ou seja, curiosos gastarão suas moedas para ver peixinhos nadando para lá e pará cá, como se graças ao nosso, o brasileiro conhecerá Acquario. Pelo amor de Deus.
Na miragem desses “empreendedores”, hotéis ficarão superlotados, mais taxis terão que circular, empregos serão abertos e os cearenses, até então ociosos, logo, logo terão mais carteiras profissionais assinadas. Noutras palavras: o Acquario é, como se diz, a salvação da lavoura. O Acquario estará ocupando o tempo de funcionários do Estado e do município, também de terceirizados, cada um com suas atribuições específicas. O importante é fazer o abrigo dos peixinhos.
Afinal, afirmam os seus defensores, o futuro do Ceará está nos olhando, pedindo para ser concluído o precioso empreendimento. Mas, os gastos não serão só com o Acquario propriamente dito. Outras obras se fazem necessárias, como, por exemplo, estacionamentos. Cadê espaço? Pelo que li no jornal, “alguns urbanistas trabalham para viabilizar a ideia. Enquanto o barco anda, penso eu, para aquilo que no meu entendimento, é vaidade demais para o nosso bolso. Há tanto o que fazer, não apenas na Capital, como no Estado todo e a máquina estará voltada para o Acquario.
Pairava sobre o projeto um silêncio tumular, felizmente um brado se fez ouvir pelo deputado Audic Monta (PMDB) para investigar as obras do Acquario. Diz ele: “é uma obra com investimento muito grande e sem informações precisas.” Como o silêncio persiste, trago o assunto às páginas do jornal, não apenas as minhas preocupações, mas, creio, de parcela ponderável de nossa gente. O Ceará tem problemas demais para ficar brincando de preparar um bom leito para peixinhos. Encerro conclamando deputados e vereadores, a exemplo de Audic Mota, a pedir a instauração de uma CPI para investigar os gastos com as obras do Acquario. E que tudo seja posto em negrito nas páginas de nossos jornais.
* Adísia Sá
adisiasa@gmail.com
Jornalista.

(Fonte: Blog do Eliomar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário