terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Comissão da AL finalizará georreferenciamento até junho

A Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa do Ceará deve finalizar os serviços de georreferenciamento no Estado até o mês de junho deste ano. A previsão é do presidente da Comissão, Luiz Carlos Mourão.
Censo
Segundo ele, é importante que o trabalho seja concluído ainda em 2014, uma vez que, em 2015, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoverá um novo censo.
“Estamos fechando, no final de fevereiro, a macrorregião do Sertão Central, Maciço de Baturité e Região Metropolitana de Fortaleza”, informou Mourão. Os próximos estudos serão nas regiões do Inhamuns, Serra da Ibiapaba e Sobral e, por fim, no Litoral Leste do Estado.
Brasília
Em 2014, a Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios contará, ainda, com outras atividades. No próximo dia 18 de fevereiro, uma comitiva formada por dez deputados estaduais irá à Brasília para acompanhar a votação, pelo Congresso Nacional, do veto presidencial n° 47/2013 à lei que possibilitaria a criação de, aproximadamente, 188 novos municípios no Brasil.
Veto
O projeto, aprovado em outubro de 2013, disciplina a criação de novos municípios no País, devolvendo aos legislativos estaduais essa prerrogativa. O presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa destacou a mobilização do grupo de deputados cearenses, capitaneada pelo deputado Neto Nunes (PMDB), com o objetivo de pressionar pela derrubada do veto.
Toffoli
Durante a semana que compreende o dia 18, os deputados deverão se reunir com o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do processo que define as divisas entre o Ceará e o Piauí. A intenção é apressar o julgamento da ação impetrada no STF, em 2011, quando o Piauí reivindicou uma área de 2.821 km² que atualmente pertencem ao Estado do Ceará. De acordo com Mourão, a formalização para o encontro está sendo providenciada pelo deputado Dedé Teixeira (PT).
E ainda
Também participam da comitiva os deputados Delegado Cavalcante (PDT), Sérgio Aguiar (Pros), João Jaime (DEM), Ely Aguiar (PSDC), Fernanda Pessoa (PR), Júlio César Filho (PTN), Nenen Coelho (PSD) e Danniel Oliveira (PMDB).
Com informações da AL

EVANGELHO _ Terça,. 11 de fevereiro

Meditando o Evangelho de hoje
Dia Litúrgico 

Terça-feira da 5ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mc 7,1-13)
- Proclamação do Evangelho segundo Marcos;
- Glória à Vós Senhor!
 

Os fariseus e alguns escribas vindos de Jerusalém ajuntaram-se em torno de Jesus. Eles perceberam que alguns dos seus discípulos comiam com as mãos impuras — isto é, sem lavá-las. Ora, os fariseus e os judeus em geral, apegados à tradição dos antigos, não comem sem terem lavado as mãos até o cotovelo. Bem assim, chegando da praça, eles não comem nada sem a lavação ritual. E seguem ainda outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras, vasilhas de metal, camas. 

Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: «Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas tomam a refeição com as mãos impuras?» Ele disse: «O profeta Isaías bem profetizou a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. É inútil o culto que me prestam, as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus e vos apegais à tradição humana». E dizia-lhes: «Sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus apegando-vos à vossa tradição. De fato, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem insulta pai ou mãe, deve morrer’. Mas vós ensinais que alguém pode dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que poderíeis receber de mim é destinado para oferenda’. E já não deixais tal pessoa ajudar seu pai ou sua mãe. Assim anulais a palavra de Deus por causa da vossa tradição, que passais uns para os outros. E fazeis ainda muitas outras coisas como essas!».

- Palavra da Salvação;
- Glória à Vós Senhor!