quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PREFEITAS QUE SUBSTITUÍRAM MARIDOS "FICHA SUJA" SÃO CASSADAS



O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo decidiu os últimos casos de substituição de última hora de candidatos fichas sujas antes das eleições municipais do ano passado no Estado, segundo "O Valor". 
A Corte eleitoral negou os registros das candidatas Rosa Luchi Caldeira e Neusa Joanini, que foram as mais votadas nas cidades de Valentim Gentil e Nova Independência, respectivamente. Elas substituíram seus respectivos maridos, Liberato Rocha Caldeira e Valdemir Joanini, em 6 de outubro, poucas horas antes das eleições. 
Caldeira e Joanini tiveram seus registros de candidaturas negados por se enquadrarem nas regras da Lei da Ficha Limpa. Caldeira tem condenação criminal e por improbidade administrativa em segunda instância, incorrendo em duas causas de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa. Joanini também foi condenado criminalmente e, quando prefeito, teve suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal, incorrendo também nas regras da legislação.

(Fonte: Sobral de Prima)

LEONELZINHO É ACUSADO DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO



O Ministério Público do Estado do Ceará ingressou com uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o vereador de Fortaleza, Leonel Alencar Júnior e o presidente do Instituto Jáder Alencar, Solinésio Fernandes Alencar, tio do vereador. Leonelzinho Alencar é acusado de enriquecimento ilícito com dinheiro da prefeitura de Fortaleza.
A ação é assinada pelo promoto de Justiça Ricardo Rocha e foi encaminhada à Justiça na segunda-feira (28).
Acusação
O parlamentar é acusado de improbidade administrativa por ter concedido recursos públicos municipais ao presidente do Instituto Jáder Alencar e tio do político, Solinésio Alencar, que aproveitava a ação para divulgar a imagem do político e do instituto.

Enriquecimento
Na ação, o promotor de Justiça Ricardo Rocha pede a condenação dos réus por atos de improbidade que importam em enriquecimento ilícito, que acarretam prejuízo ao erário, e que importam em violação aos princípios da administração pública.

Investigação
De acordo com o promotor de Justiça, as condutas classificadas como ato de improbidade administrativa praticadas pelo vereador e o tio podem, individualmente, ser especificadas como uso do Instituto Jáder Alencar, beneficiado com recursos públicos municipais, em detrimento da coletividade e em favorecimento explícito a Leonelzinho Alencar.

“Organização”
Além disso, a investigação apontou o uso das dependências do Instituto Jáder Alencar para favorecimento e propaganda eleitoral do vereador na época em que ele era candidato. Diante disso, o promotor reafirma que Leonelzinho Alencar e o Instituto Jáder Alencar mantinham uma organização que se utilizava de recursos públicos destinados à realização de serviços e obras sociais para favorecimento da imagem do vereador e do instituto.

“Fica comprovada a ligação espúria entre o Leonel Alencar Júnior e o Instituto Jáder Alencar, presidido por seu tio, Solinésio Fernandes de Alencar, que por meio de uma engendrada organização que se utilizava de recursos públicos destinados à realização de serviços e obras sociais, maculam veementemente os princípios constitucionais da Impessoalidade, Legalidade e Moralidade, dentre outros”, diz o promotor.
Punição
O representante do MP solicitou, a perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, bem como a perda da função pública de Leonelzinho da função de vereador do município de Fortaleza, além da retirada de Solinésio Fernandes de Alencar da presidência do instituto Jáder Alencar.

Suspensão de direitos políticos e multa
A ação também requer a suspensão dos direitos políticos, a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos; o pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial, ou, sucessivamente de até duas vezes o valor do dano, ou, ainda sucessivamente, de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente.

(Com informações do MPE via Polítika)

É PROIBIDO CELULAR EM SALA DE AULA NO CEARÁ


Lei que proíbe o uso de celulares e aparelhos eletrônicos pelos alunos durante o horário das aulas




ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO 
ESTADO DO CEARÁ

LEI Nº 14.146, DE 25.06.08 (D.O. DE 30.06.08)

Dispõe sobre a proibição do uso de equipamentos de comunicação, eletrônicos e outros aparelhos similares, nos estabelecimentos de ensino do Estado do Ceará, durante o horário das aulas.

 O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARA

Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Ficam os alunos proibidos de utilizar telefone celular, walkman, discman, MP3 player, MP4 player, iPod, bip, pager e outros aparelhos similares, nos estabelecimentos de ensino do Estado do Ceará, durante o horário das aulas.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
PALÁCIO IRACEMA, DO GOVERNO  DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 25 de junho de 2008.

 Cid Ferreira Gomes
GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

Iniciativa: Deputado Artur Bruno

Fonte: blog do Aurélio





EVANGELHO _ Quarta, 31 de janeiro


Dia Litúrgico 
Quinta-feira da 3ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mc 4,21-25)


- Proclamação do Evangelho segundo Marcos.
- Glória à Vós Senhor!
Jesus dizia-lhes: 
«Será que a lâmpada vem para ficar debaixo de uma caixa ou debaixo da cama? Pelo contrário, não é ela posta no candelabro? De fato, nada há de escondido que não venha a ser descoberto; e nada acontece em segredo que não venha a se tornar público. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!» 

Jesus dizia-lhes: 
«Considerai bem o que ouvis! A medida que usardes para os outros, servirá também para vós, e vos será acrescentado ainda mais. A quem tem, será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem».
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

EVANGELHO _ Quarta, 30 de janeiro

Dia Litúrgico
Quarta-feira da 3ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mc 4,1-20)

- Proclamação do Evangelho segundo Marcos.
- Glória à Vós Senhor!
Outra vez, à beira-mar, Jesus começou a ensinar, e uma grande multidão se ajuntou ao seu redor. Por isso, entrou num barco e sentou-se, enquanto toda a multidão ficava em terra, à beira-mar. Ele se pôs a ensinar-lhes muitas coisas em parábolas. No seu ensinamento, dizia-lhes: 
«Escutai! O semeador saiu a semear. Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e os passarinhos vieram e comeram. Outra parte caiu em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, mas quando o sol saiu, a semente se queimou e secou, porque não tinha raízes. Outra parte caiu no meio dos espinhos; estes cresceram e a sufocaram, e por isso não deu fruto. E outras sementes caíram em terra boa; brotaram, cresceram e deram frutos: trinta, sessenta e até cem por um. E acrescentou: 
«Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!». 

Quando ficaram a sós, os que estavam com ele junto com os Doze faziam perguntas sobre as parábolas. Ele dizia-lhes: 
«A vós é confiado o mistério do Reino de Deus. Para aqueles que estão fora tudo é apresentado em parábolas, de modo que, por mais que olhem, não enxergam, por mais que escutem, não entendem, e não se convertem, nem são perdoados». 

Jesus então perguntou-lhes: 
«Não compreendeis esta parábola? Como então, compreendereis todas as outras parábolas? O semeador semeia a palavra. Os da beira do caminho onde é semeada a palavra são os que a ouvem, mas logo vem Satanás e arranca a palavra semeada neles. Os do terreno cheio de pedras são aqueles que, ao ouvirem a palavra, imediatamente a recebem com alegria, mas não têm raízes em si mesmos, são de momento; chegando tribulação ou perseguição por causa da palavra, desistem logo. Outros ainda são os que foram semeados entre os espinhos: são os que ouvem a palavra, mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e os outros desejos, a palavra é sufocada e fica sem fruto. E os que foram semeados em terra boa são os que ouvem a palavra e a acolhem, e produzem frutos: trinta, sessenta e cem por um».
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

POLICIAIS ENVOLVIDOS NA CHACINA DO BAIRRO ELLERY "PODEM" SER EXPULSOS



Igor tocava bateria em uma banda cristã. 
Foto: arquivo pessoal

Um processo disciplinar poderá causar a expulsão dos policiais do Ronda do Quarteirão envolvidos no tiroteio ocorrido no bairro Ellery, que vitimou dois jovens, se for comprovado algum tipo de imperícia no trabalho dos militares. Os acusados serão indiciados, e posteriormente, será realizado o processo, segundo informações do comandante da Polícia Militar, coronel Werisleik Ponte Matias.

Um dos jovens mortos durante o tiroteio foi velado na tarde da última segunda-feira (28). Igor Andrade, de 16 anos, foi atingido com um tiro na cabeça e encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), mas não resistiu ao ferimento. Igor será enterrado durante a manhã desta terça-feira (29), no cemitério Parque da Paz, localizado no Passaré. Durante o tiroteio, também morreu a jovem Ingrid Maiara Oliveira Lima, de 19 anos.

Durante entrevista ao programa Bom dia Ceará, o comandante da PM convidou os familiares das vítimas a acompanharem as investigações e ressaltou que não deve ocorrer qualquer tipo de parcialidade na apuração dos fatos.

No caso de uma ocorrência com grande número de pessoas ao redor, o coronel afirma que a orientação é para que o disparo seja de advertência. “Em direção aos populares não podem ser utilizados armamentos letais”, ressaltou. Comandante da PM convida familiares a acompanharem as investigações.

Durante a manhã desta terça-feira (29), os armamentos dos policiais do Ronda do Quarteirão serão encaminhados à Perícia Forense, e se for comprovada imperícia, eles serão indiciados criminalmente e em seguida será instaurado o processo disciplinar que pode terminar na expulsão dos mesmos.

(Fonte: Diário do Nordeste)

EVANGELHO / Terça, 29 de janeiro


Dia Litúrgico
Terça-feira da 3ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mc 3,31-35)

- Proclamação do Evangelho segundo Marcos.
- Glória à Vós Senhor!
Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Ao seu redor estava sentada muita gente. Disseram-lhe: 
«Tua mãe e teus irmãos e irmãs estão lá fora e te procuram».
 Ele respondeu: 
«Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?». 
E passando o olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor, disse: 
«Eis minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe».
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor!

MORRE MAIS UM ADOLESCENTE NA CHACINA NO BAIRRO ELLERY



O adolescente Igor Andrade Lima, 16, que estava internado desde a madrugada de domingo, quando foi atingido por um tiro, supostamente disparado por um PM do Roda do Quarteirão, morreu na madrugada de ontem. O caso, que vitimou também Ingrid Maiara Oliveira Lima, 19, aconteceu durante um evento de Pré-Carnaval, na cruzamento das ruas Almeida Filho e Doutor Atualpa, no bairro Ellery.

(Texto: DN)

EVANGELHO _ Segunda, 28 de janeiro

Dia Litúrgico
Segunda-feira da 3ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mc 3,22-30)

- Proclamação do Evangelho segundo Marcos.
- Glória à Vós Senhor!

Os escribas vindos de Jerusalém diziam que ele estava possuído por Beelzebu e expulsava os demônios pelo poder do chefe dos demônios. Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: 
«Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino se divide internamente, ele não consegue manter-se. Se uma família se divide internamente, ela não consegue manter-se. Assim também, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, ele não consegue manter-se, mas se acaba. Além disso, ninguém pode entrar na casa de um homem forte para saquear seus bens, sem antes amarrá-lo; só depois poderá saquear a sua casa. Em verdade, vos digo: tudo será perdoado às pessoas, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem proferido. Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será réu de um ‘pecado eterno’»
Isso, porque diziam: «Ele tem um espírito impuro».
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor!

domingo, 27 de janeiro de 2013

TRAGÉDIA: 245 MORTOS EM TRAGÉDIA EM SANTA MARIA (RS)



Um incêndio que atingiu na madrugada deste domingo (27) a boate Kiss, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, já deixou pelo menos 245 mortos e mais de 48 feridos. Segundo o major Cleberson Bastianello, comandante do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar, o número total de vítimas ainda é desconhecido, e há centenas de feridos sendo atendidos em hospitais da cidade.
"Nós temos 180 (245 é o número atualizado) corpos aqui. Pessoas foram levadas em óbito ou feridas para os hospitais da região. Mas repito: esse é o número de mortes que temos aqui. Infelizmente poderá aumentar", disse Bastianello em entrevista coletiva.
A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local em busca de mais informações sobre as circunstâncias da tragédia e para retirar corpos da área.
O número de pessoas que estavam na boate no momento do incêndio ainda não foi confirmado pelas autoridades. A festa reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.
Segundo informações preliminares, o fogo teria começado por volta das 2 horas 30 minutos, depois que o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico, usando um sinalizador. As faíscas teriam atingido a espuma que faz o isolamento acústico no teto do estabelecimento e as chamas se espalharam.
O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência.
Ao menos seis casas de saúde da região receberam vítimas do incêndio, e voluntários estão auxiliando o trabalho na cidade. "Estamos mobilizando todo o estado. Temos hospitais de diversas regiões se disponibilizando para ajudar. De Canoas, Santo Ângelo, Santa Cruz, enfim. Todos estão colaborando para oferecer o melhor atendimento possível. Os trabalhos são intensos e é preciso uma mobilização muito grande", disse Ciro Simoni, Secretário Estadual da Saúde, em entrevista à Rádio Gaúcha.
O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, que tem uma unidade especializada em queimaduras, também receberá feridos.
'Fumaça se espalhou muito rápido'
A estudante Luana Santos Silva, de 23 anos, que estava no local no momento do incidente, disse em relato à GloboNews que o fogo se alastrou rapidamente pelo interior da boate.
Ela afirmou que estava próxima à saída quando o fogo começou. "Nós olhamos para o teto lá na frente do palco e estava começando um fogo. Foi um amigo nosso que nos mostrou, aí nós começamos a cair. Minha irmã me puxou e eu saí arrastada pelo chão", contou Luana.
Segundo a jovem, a fumaça se espalhou rapidamente. "Foi bem no início, foi só atravessar a rua e começou a sair fumaça. Aí começou a sair o pessoal desesperado e gente machucada. Era uma porta pequena para muita gente sair".

BLOGUEIRO
Segundo informações colhidas pelo blog, a boate estava lotada, com mais de mil pessoas. Os corpos estão sendo levados ao Centro Desportivo Municipal de Santa Maria. Familiares farão o reconhecimento visual, pois na sua grande maioria morreram asfixiados pela inviabilidade da saída pelos seguranças que insistiam em cobrar a consumação. Não há mais corpos na boate e à princípio, não há mais mortos.
Os bombeiros tiveram que abrir uma das paredes da boate para facilitar a saídas dos corpos, apontando assim a inviabilidade de uma saída em segurança, em caso de emergência como acorreu nesta madrugada.

(Fonte: G1)



PISTOLAGEM TOMA CONTA DO CEARÁ, NEM VEREADOR ESCAPA


Um ex-dirigente de cooperativa e um político foram as vítimas das execuções. Assassinos são caçados. O crime de morte em Pacatuba aconteceu dentro de uma sucata. O vereador Valdomiro do Nascimento acabou sendo fuzilado naquele local. (FOTO: NATINHO RODRIGUES)

Dois crimes com características de pistolagem foram registrados, ontem, no Ceará. Um deles ocorreu na cidade de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde um vereador foi morto na presença de testemunhas. O segundo, no Município de Barbalha, na Região do Cariri (503Km da Capital cearense).




O vereador Valdomiro do Nascimento de Sousa (PTB), 35, foi assassinado, a tiros, na manhã de ontem, em Pacatuba, quando chegava ao estabelecimento comercial dele, localizado na Avenida Dois, Conjunto Santa Marta, bairro Vila das Flores. O parlamentar foi socorrido por populares e levado para o Hospital Municipal de Maracanaú, entretanto, não resistiu.

Segundo testemunhas, um homem chegou à "Sucata o Val", de propriedade da vítima, por volta de 7h45, e teve uma breve conversa com ele. De repente, o desconhecido saca a arma e efetua os disparos, sem dar ao vereador a menor chance de defesa. O bandido foi visto saindo às pressas da sucata e entrando em um carro de cor branca, provavelmente um Siena.

Logo que soube da notícia, o presidente da Câmara Municipal de Pacatuba, Edileno Matos (PT), compareceu ao Hospital, acompanhado de outros parlamentares e do assessor de Comunicação, João Furtado. Ele falou que Valdomiro de Sousa estava no primeiro mandato e bastante animado por saber que poderia ajudar os moradores da comunidade onde morava.


PROTAGONISTA
Político também atuava no ramo de reciclagem

Valdomiro do Nascimento Sousa foi eleito vereador do Município de Pacatuba nas últimas eleições. Era filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e fez parte da coligação ´Pacatuba não pode parar´., de acordo com o TRE. Ele atuava no ramo de reciclagem e era dono de uma sucata

Segundo caso

O fundador e ex-presidente da Cooperativa dos Transportes Alternativos da Região do Cariri (Coopatarc), Maceno dos Santos, 51, foi assassinado, com quatro tiros de revólver, em uma churrascaria, em Barbalha.

De acordo com a Polícia, dois homens chegaram à churrascaria ´Bom Paladar´, localizada na Avenida José Bernardino, em uma motocicleta e usando capacetes, mas apenas um deles entrou no restaurante, seguindo em direção à mesa de Maceno, que estava acompanhado de um casal de amigos. Ele mandou o casal se afastar do alvo e disparou contra a vítima.


FERNANDO BARBOSA
REPÓRTER

(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

RONALDO FENÔMENO E A DJ PAULA MORAES ASSUMEM NAMORO


Ronaldo e Paula Morais deram um passo a mais na relação. A gata assumiu que os dois estão namorando. Na manhã desta sexta-feira, 25, o casal curtiu a praia do Leblon, Rio de Janeiro. Os pombinhos mergulharam no mar e trocaram beijos.
Fenômeno e a DJ estão sendo vistos juntos desde o Réveillon, onde se divertiram em Punta Del Este, Uruguai. Mais recente, o casal esteve em um bar com amigos e não fizeram questão de esconderem os carinhos.

(Fonte: O POVO)

EVANGELHO _ Domingo, 27 de janeiro

Dia Litúrgico
Domingo III (C) do Tempo Comum
Evangelho (Lc 1,1-4;4,14-21)

- Proclamação do Evangelho segundo Lucas.
- Glória à Vós Senhor!
Muitos tentaram escrever a história dos fatos ocorridos entre nós, assim como nos transmitiram aqueles que, desde o início, foram testemunhas oculares e, depois, se tornaram ministros da palavra. Diante disso, decidi também eu, caríssimo Teófilo, redigir para ti um relato ordenado, depois de ter investigado tudo cuidadosamente desde as origens, para que conheças a solidez dos ensinamentos que recebeste. Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama se espalhou por toda a região. Ele ensinava nas sinagogas deles, e todos o elogiavam. 
Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, no dia de sábado, foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, encontrou o lugar onde está escrito: 
"O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano aceito da parte do Senhor". Depois, fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Os olhos de todos, na sinagoga, estavam fixos nele. Então, começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir". 
- Proclamação do Evangelho segundo Lucas.
- Glória à Vós Senhor!

sábado, 26 de janeiro de 2013

EVANGELHO _ Sábado, 26 de janeiro

Dia Litúrgico
Sábado II do Tempo Comum
Evangelho (Mc 3,20-21)


- Proclamação do Evangelho segundo Lucas.
- Glória à Vós Senhor!
O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. E dizia-lhes: 
"A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós. Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: 'O Reino de Deus está próximo de vós'". 
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

IMORAL, ILEGAL OU ENGORDA? MP EXIGE QUE CID DEVOLVA CACHÊ DE IVETE



O Ministério Público Federal no Ceará pediu nesta quinta-feira (24) na Justiça que o governador do Ceará, Cid Gomes, devolva o valor de R$ 650.000, referentes ao cachê pago à cantora Ivete Sangalo na inauguração do Hospital da Região Norte, em Sobral, em 18 de janeiro. O Ministério Público de Contas (MPC) havia questionado o valor pago e fez uma auditoria sobre o caso, que foi arquivada. Na primeira análise do órgão, não foram detectadas irregularidades. Cid Gomes chegou a se referir ao procurador do TCE que questionou o valor como "um garoto que deseja aparecer". O governo do estado afirmou que não foi notificado sobre a ação e que não iria se pronunciar sobre o caso.
De acordo com o pedido do Ministério Público, o valor deve ser devolvido com recursos do próprio governador do Ceará, Cid Gomes. Para o autor da ação civil, o procurador da república Oscar Costa Filho, o pedido foi feito com base na "violação ao princípio da moralidade administrativa" e "desvio de finalidade".
"Essa ação tem uma relação direta com a recente ação civil pública em que eu solicito a criação de leitos, afinal não tem sentido o governador do Ceará gasta recursos com festas para inaugurar hospital, enquanto se faz urgente o atendimento de cidadãos em fila de espera por cirurgias", justifica Oscar Costa Filho. O governo do estado afirmou que não foi notificado sobre a ação e que não iria se pronunciar sobre o caso.
O procurador também pediu uma liminar determinando que o governo do estado fique impedido de utilizar recursos públicos da área de saúde pública para realização de eventos festivos, como foi feito na inauguração do hospital.
Polêmica
O  MPC, mesmo após arquivamento do processo pelo Tribunal de Contas do Estado, entrou com um recurso na segunda-feira (21) para que o Presidente da Corte volte atrás na decisão de arquivar o processo movido contra o pagamento do cachê de R$ 650 mil à cantora Ivete Sangalo.

O governador do Ceará, durante encontro dos prefeitos dos municípios cearenses realizado na manhã de terça-feira (22), criticou a insistência do MPC e do procurador. Cid disse que Gleydson “fica procurando coisa o tempo todo". “O que é o Ministério Público de Contas? O que é isso? É um garoto que deseja aparecer e fica criando caso. O Ministério Público é uma parte, ele entrou com uma ação e o Tribunal (Tribunal de Contas do Estado) indeferiu, mandou arquivar. E ele, para ganhar mídia, para ficar aparecendo na imprensa fica usando esse tipo de recurso”.
Entenda
A Cantora Ivete Sangalo realizou show no último dia 18, em Sobral, na região norte do Ceará, para celebrar a inauguração do hospital regional construído na cidade. No recurso que o Ministério move contra o pagamento do cachê da artista, o MPC alega que Ivete Sangalo já foi contratada em outras ocasiões no Ceará com valores de cachês inferiores a R$ 500 mil e também ao divulgado pelo governo do estado para a ocasião, R$ 650 mil.
(Fonte: G1)

EVANGELHO _ Sexta, 25 de janeiro


Dia Litúrgico
25 de Janeiro: A Conversão de São Paulo, apóstolo
Evangelho (Mc 16,15-18)

- Proclamação do Evangelho segundo Marcos.
- Glória à Vós Senhor!
Naquele tempo, Jesus apareceu-se às onze e disse-lhes: 
«Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados».
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

HONORÁRIOS DOADOS POR LUIZIANNE SERÃO DEVOLVIDOS


A Associação dos Procuradores do Município de Fortaleza (APMF) vai devolver os R$ 60 mil de honorários destinados à entidade por conta do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que acertou a construção de um empreendimento imobiliário nas dunas do Cocó.

O TAC foi assinado entre a Prefeitura de Fortaleza, na gestão anterior, e a Associação Cearense dos Empresários da Construção e Loteadores (Acecol). Segundo Guilherme Rodrigues, presidente da APMF, os procuradores ficaram surpresos quando detectaram o dinheiro na conta da APMF. “Não sabíamos da negociação, fomos informados pelas matérias do O POVO”, revela. 

De acordo com Guilherme Rodrigues, os associados, em assembleia, entenderam que o TAC é ilegal. “Tanto que o ex-procurador entrou com pedido de reconsideração e nulidade”. Por lei, o advogado público municipal têm direito a receber um salário do Município e honorários pagos pela parte que perde a questão ou faz o acordo. 

“Não somos nós que decidimos pela composição. É o administrador (o prefeito). Nosso trabalho é no sentido contrário”, explica. A Prefeitura tem 67 procuradores e os honorários do TAC são divididos, igualmente, entre os integrantes da APMF.

(Fonte: O POVO)

ROBERTO CLAUDIO FICA SATISFEITO COM CONVERSA COM DILMA



O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, esteve reunido com a presidente Dilma Rousseff, na terça-feira (22/01), no Palácio do Planalto, em Brasília. A reunião aconteceu a convite da presidente que ofereceu apoio às ações da Prefeitura de Fortaleza nas áreas de saneamento, tratamento a dependentes químicos e Guarda Municipal.
Copa

Dilma também assegurou apoio e recursos para as obras de mobilidade urbana com vistas à realização da Copa do Mundo de 2014 e de recuperação da rede municipal de saúde.

Simpatia

O encontro durou mais de uma hora e o prefeito destacou a simpatia e o afeto com os quais foi recebido. “Saio encantado com a simpatia e com o compromisso demonstrado pela presidenta Dilma em relação às gestões municipais”, afirmou Roberto Cláudio.

(Fonte: PolítiKa, por Kézia Diniz)

EVANGELHO _ Quinta, 24 de janeiro


Dia Litúrgico 
Quinta-feira da 2ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mc 3,7-12)

- Proclamação do Evangelho segundo Marcos.
- Glória à Vós Senhor!
Jesus, então, com seus discípulos, retirou-se em direção ao lago, e uma grande multidão da Galiléia o seguia. Também veio a ele muita gente da Judéia e de Jerusalém, da Iduméia e de além do Jordão, e até da região de Tiro e Sidônia, porque ouviram dizer quanta coisa ele fazia. Ele disse aos discípulos que providenciassem um barquinho para ele, a fim de que a multidão não o apertasse. Pois, como tivesse curado a muitos, aqueles que tinham doenças se atiravam sobre ele para tocá-lo. E os espíritos impuros, ao vê-lo, caíam a seus pés, gritando: 
«Tu és o Filho de Deus». 
Mas ele os repreendeu, proibindo que manifestassem quem ele era.
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ESTUPRADOR EXIGE SEXO ORAL E QUASE PERDENDO O PÊNIS


Uma mulher de 27 anos conseguiu fugir de uma tentativa de estupro em Abaeté, no centro-oeste do Estado, mordendo o pênis do suspeito. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima, identificada como R.A.S, contou que o homem tentou colocar o órgão genital na boca dela e acabou levando uma mordida. Com isso, ele deixou a arma que carregava cair e a mulher aproveitou para fugir.
R. relatou aos policiais que foi abordada pelo indivíduo branco, alto, magro e com uma tatuagem em uma das pernas, no bairro Bela Vista. Ele a agarrou pelos cabelos e a arrastou para um local escuro, rasgando suas roupas e causando várias escoriações em seu seio e próximo à sua vagina. Depois da mordida, a vítima conseguiu gritar por socorro e o suspeito fugiu.
A mulher foi encaminhada à unidade de pronto-atendimento local e depois encaminhada ao Hospital São Vicente de Paulo.
Suspeita de abuso
Na mesma noite de ontem (22), os militares receberam ainda um chamado da cidade de Martinho Campos, vizinha a Abaeté. Segundo a PM, uma mulher relatou que a filha de sete anos estaria sendo abusada por seu companheiro, identificado como A.E. de.O., de 23 anos.  A criança foi acompanhada pelo conselho tutelar e examinada no Hospital Dr. Odilon de Andrade, onde nenhuma anormalidade foi encontrada.

(Fonte: R7)

GOVERNO DO ESTADO RECRUTA VOLUNTÁRIOS


O Governo Federal lançou na última terça-feira (22), o programa Brasil Voluntário para recrutar interessados voluntários para a Copa das Confederações da Fifa 2013. São 7 mil vagas disponíveis para todo o país e Fortaleza é uma das cidades-sede da competição.
As oportunidades estão distribuídas entre os setores de atendimento nos aeroportos, pontos turísticos, festas públicas, suporte a torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral.
Os voluntários receberão alimentação, uniforme, auxílio transporte e seguro de responsabilidade civil e contra acidentes pessoais.
Requisitos
Para participar da seleção é preciso ter mais de 18 anos, morar no Brasil e ter e disponibilidade para trabalhar durante o evento. Também são levados em consideração conhecimento de idiomas, experiência como voluntário e a formação acadêmica.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas por meio de página na internet e vão até o dia 16 de fevereiro. A inscrição poderá valer também para o programa de voluntariado da Copa do Mundo de 2014, que será aberto após a Copa das Confederações.

(Fonte: jangadeiroonline)

ROBERTO CLAUDIO MUDA O BRASÃO DE FORTALEZA


(Click para Ampliar)

Há três semanas à frente da Prefeitura de Fortaleza, a gestão Roberto Cláudio (PSB) decidiu redesenhar o traço do brasão do Município, dando linhas mais leves ao centenário símbolo idealizado por Tristão de Alencar Araripe (1821-1908). Dentro da mesma determinação que modernizou o desenho, está também a decisão do novo prefeito de não criar slogan em sua gestão, como havia na Era Luizianne Lins (PT). 
A partir de agora, o governo municipal terá apenas o brasão oficial como marca. Postura que também foi adotada por Cid Gomes (PSB) - padrinho político de Roberto - logo que assumiu o Governo do Estado, em 2007.
De acordo com a assessoria da Prefeitura, a decisão de RC cumpre o que manda o parágrafo 1º do artigo 37 da Constituição Federal: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

Além do que está na Constituição, existe também em Fortaleza uma lei específica que determina o uso obrigatório do brasão do Município como símbolo da cidade. A lei 023/2005, de autoria do vereador Iraguassu Teixeira (PDT), aponta como uma das determinações “a necessidade de haver a indexação do símbolo à cidade, e não às pessoas que a governam”.
Quanto ao desenho do brasão, a Lei Orgânica do Município é omissa sobre as possibilidades de se alterar os traços. O documento limita-se a apontar o brasão como símbolo oficial do Município, ao lado da bandeira e do hino.
 
Mudanças
Ao longo de sucessivas gestões municipais, as linhas que formam o brasão foram ganhando nova cara à medida em que recebia tons mais sutis, traços mais leves, um retoque aqui, outro acolá. Na última das mudanças, a coroa dourada que adorna o brasão passou a ter cinco torres visíveis com portas, o que, segundo argumenta a assessoria de RC, demonstra que a cidade é capital de um Estado.

Houve alteração também na cor que simboliza o mar de Fortaleza. Antes colorido com verde esmeralda, a versão Roberto Cláudio ganhou tom mais claro, com um verde que aproxima-se do azul. “Aproximamos o registro das cores das águas à cor verdadeira do nosso mar”, defende a gestão.

Também no pacote de mudanças está o redesenho dos ramos que ficam às margens do símbolo oficial e da faixa que imprime o latim “Fortitudine”, que significa força, valor ou coragem .
Na defesa das alterações, a gestão municipal afirma que os traços “foram simplificados, facilitando uma ampla aplicação do brasão em peças gráficas, veículos, prédios públicos e publicidade oficial”. Ao mesmo tempo, a nova administração alfineta a gestão da ex-prefeita Luizianne Lins, que, ao lado do brasão oficial, convencionou a logo “Fortaleza Bela”, em cores vermelha e amarela. Ela aparecia impressa em todo o material produzido pelo governo petista e, até hoje, está presente em vários equipamentos públicos da Capital.

O quê?
ENTENDA A NOTÍCIA
O brasão oficial da cidade de Fortaleza , projeto de Tristão de Alencar Araripe, vem acompanhando algumas gestões municipais e sofrendo pequenas alterações ao longo dos governos.

Mais informações:
Palácio do Bispo, sede da Prefeitura Municipal de Fortaleza
Endereço : Rua São José, 01 - Centro
Telefone: (85) 3105-1464
Site oficial: www.fortaleza.ce.gov.br
As mudanças no brasão de Fortaleza ao longo dos anos

Brasão na Era Juraci Magalhães (PMDB)
Criado pelo escritor Tristão de Alencar Araripe, o brasão de Fortaleza em suas primeiras versões tinha cores mais fortes e traços um tanto rústicos. Na gestão Juraci Magalhães (1990 - 1993; 1997 - 2004) praticamente não foi utilizado para simbolizar ações e obras do governo. Em seu lugar aparecia logomarca criada para demarcar sua administração.

Brasão na Era Luizianne Lins (PT)
No governo da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) o brasão de Fortaleza é modernizado e volta a compor as ações oficiais da Prefeitura, aparecendo em documentos, obras e propagandas institucionais. Ao lado dele, contudo, foi colocada a logo “Fortaleza Bela”, garantindo uma identificação com a administração petista. Foi utilizada nas duas gestões de Luizianne.

Brasão no governo Roberto Claudio (PSB)
O prefeito Roberto Cláudio, poucas semanas após assumir o comando da Capital, resolve também fazer alterações no brasão de Fortaleza. As cores do símbolo da cidade são alteradas, assim como alguns de seus elementos. A exemplo do governador e padrinho político Cid Gomes (PSB), decide que essa será a única marca de sua gestão.

(Fonte: O POVO)