sexta-feira, 29 de junho de 2012

CEARÁ TEM MENOR QUANTIDADE DE NEGROS NO NORDESTE

Ceará é o estado nordestino com menor número de pessoas que se declaram negras


Ceará é o estado do Nordeste com a menor proporção de pessoas que se consideram negras, segundo os dados do Censo Demográfico 2010 divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No Brasil, o estado cearense é o quarto com a menor porcentagem. Somente 4,6% da poulação do Ceará dizem ser de cor ou raça preta. Bahia é o estado com a maior porporção, com 17,1%.
O documento traz também informações do perfil religioso da população brasileira, além de dados sobre a distribuição espacial das pessoas com deficiência, sua estrutura por idade, escolaridade e inserção no mercado de trabalho.

(Fonte: DN)

quinta-feira, 28 de junho de 2012

EVANGELHO_28 de junho


Dia Litúrgico: Quinta-feira da 12ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 7,21-29)
- Proclamação do Evangelho segundo Mateus.
- Glória à Vós Senhor.
«Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ Então, eu lhes declararei: ‘Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade’.

»Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!».

Quando ele terminou estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas.
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor. 

quarta-feira, 27 de junho de 2012




FICHAS SUJAS DE SOBRAL

Como já havia relatado na Rádio Regional e em postagens anteriores sobre a situação de alguns políticos domiciliados em Sobral. Dentre eles coloquei sempre minha posição quanto a ser negada o registro de candidatura dos vereadores Itamar Ribeiro PSB), Adaudécio Linhares (PSB) e Dr. Guimarães (PV).

Quanto ao líder do prefeito na câmara, Itamar Ribeiro, fui taxativo quanto a não liberação do seu registro de "Ribeira". pelos motivos citados no acórdão do processo ficaria impossível este fato ser diferente. Recorde as denúncias:


O vereador José Itamar Ribeiro da Silva está com suas contas de gestão na Câmara Municipal de Sobral do ano 2000 desaprovadas pelo Tribunal de Constas dos Municípios.
Conforme art. 1º, inciso I, alínea “g” da Lei Complementar, FICHA SUJA!
O Tribunal de Contas, nos autos do Processo nº 1093/03, observou-se que diversas irregularidades haviam sido constatadas, sendo que referida decisão ocorrera no dia 10 de junho de 2003.
Itamar recorreu da decisão, tendo o Tribunal, em resumo, modificado em parte a decisão anterior. Colhe-se a seguinte ementa:
Ementa: Recurso de Reconsideração. Contas de Gestão da Câmara Municipal de Sobral – exercício de 2000 – provimento parcial do recurso. Saneamento de partes das falhas. Redução da multa aplicada e do débito imputado, exclusão da nota de improbidade administração e manutenção das contas como IRREGULARES, na forma do art. 13, inciso III, alínea “b” da Lei Estadual nº 12.160/93. (Acórdão 4355/2007 de 13 de setembro de 2007).
Pois bem.
As contas do vereador Itamar Ribeiro são consideradas irregulares, vale dizer, os vícios são insanáveis, tanto é que fora mantida a desaprovação de contas do edil.
Disse o Tribunal, no referido acórdão, que Itamar Ribeiro apresentou
1) “despesas indevidas com jantares, compra de ovos de páscoa e Buffet de confraternização” onde “referidos gastos não são atribuições do Poder Legislativo e não atendem ao interesse público, portanto persiste a irregularidade”
2) Irregularidades nas licitações
2.1. Para serviços de transporte de pessoas e materiais no qual o “objeto não definido com clareza; contradição no convite sobre o reajuste de preço; ausência de processo administrativo (autuação, protocolo e numeração); ausência de orçamento prévio e pesquisa de mercado”
2.2. Serviços de divulgação e publicidade e aquisição de combustíveis no qual há “ausência de processo administrativo (autuação, protocolo e numeração); ausência de orçamento prévio e pesquisa de mercado”
3) Ausência de Licitação para aquisição de material de expediente, que para o Tribunal de Contas, “restou comprovada a não realização do processo licitatório, infringido a lei nº 8.666/93”.
4) Ausência de Licitação para confecção de material de expediente –também descumprindo o “que preconiza a Lei 8.666/93”.
O Tribunal manteve a irregularidade na Prestação de Contas de Itamar Ribeiro, retirando a nota de improbidade administrativa.
Na referida decisão, Itamar foi condenado a pagar multas – que já foram recolhidas aos cofres públicos.
E agora? Pode Itamar ser candidato a vereador?
De início, entendia que SIM.
Tal situação vem sendo debatida pela doutrina, sendo certo que, em reunião ocorrida hoje com o Procurador Regional Eleitoral, os promotores de justiça entenderam pela apresentação de Ação de Impugnação de Registro de Candidatura.
“Por sua natureza administrativa não cabem aos Tribunais de Contas a avaliação se o ato ensejador do acórdão pela desaprovação das contas públicas caracteriza-se como sendo ou não ato de improbidade administrativa. Tal situação deverá ser resolvida pelo Poder Judiciário.”
O que será importante é saber se os atos acima descritos estão presentes em qualquer das hipóteses prevista na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92), notadamente referente aos artigos 9º, 10 e 11.
Com essa interpretação, Itamar Ribeiro está, formalmente, enquadrado na Lei de Ficha Limpa, se tornando inelegível por 8 anos, A PARTIR DO JULGADO DO TRIBUNAL DE CONTAS.
Poderia a Justiça Eleitoral ser competente para, incidentalmente ou diretamente, julgar se o ato motivador da desaprovação das contas configura-se ou não ato de improbidade administrativa? Tal competência não seria da Justiça Comum?
A RESPOSTA JÁ FOI DADA.
A jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral já havia firmado há tempos o entendimento de que “irregularidade insanável é aquelaque indica ato de improbidade administrativa” (Vide Acórdão no 588, JTSE 1/2003).

Com essa interpretação, Itamar Ribeiro está, formalmente, enquadrado na Lei de Ficha Limpa, se tornando inelegível por 8 anos, A PARTIR DO JULGADO DO TRIBUNAL DE CONTAS.
Com efeito, para que o administrador com contas rejeitadas fique inelegível, basta que a irregularidade apurada pelo tribunal de contas corresponda abstratamente a uma das formas de improbidade relacionadas nos arts. 9˚ a 11 da Lei de Improbidade Administrativa.
É o caso de Itamar Ribeiro.
A decisão do Tribunal de Contas não tem recurso no próprio tribunal e Itamar só estará salvo se conseguir alguma medida liminar ou sentença na Justiça Comum contra a decisão do TCM, caso contrário, Itamar Ribeiro é considerado inelegível, ou seja, FICHA SUJA.

(Com Sobral de Prima)

terça-feira, 26 de junho de 2012

EDSON SILVA SERÁ VICE DE JÚLIO CÉSAR EM MARACANAÚ



O PSD e o PSB fazem convenção conjunta no próximo dia 27 (Quarta Feira) às 19 horas, será no município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, para oficializar as candidaturas de Prefeito, Vice Prefeito e Vereadores nas eleições de 2012. A convenção acontece no ginásio do IFCE de Maracanaú
Convidados
O evento vai contar com a presença do governador Cid Gomes; do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio; e do ex-governador, Ciro Gomes.

Cid Gomes x Roberto Pessoa

O grupo liderado por Cid Gomes, que além de governador é presidente do PSB no Ceará, trabalha para derrotar o grupo político do atual prefeito da cidade, Roberto Pessoa (PR). O republicano está no segundo mandato e não pode disputar nova reeleição.

Queda de Braço

No desafio de fazer o seu sucessor, Roberto Pessoa terá que enfrentar a força política dos Ferreira Gomes. O deputado federal Edson Silva (PSB) será o candidato a vice prefeito apoiado por Cid Gomes na disputa pela prefeitura de Maracanaú.
A cabeça da chapa deve ficar com o ex-prefeito, Júlio César Costa Lima (PSD).

Serviço: Convenção PSB/PSD em Maracanaú
Local: Ginásio do IFCE – Maracanaú
Data: 27/06/12 – Quarta Feira
Horário: 19h

(Polítika)

EVANGELHO_26 de junho


Dia Litúrgico: Terça-feira da 12ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 7,6.12-14)

- Proclamação do Evangelho segundo Mateus.
- Glória à Vós Senhor.
«Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las se voltariam contra vós e vos estraçalhariam. Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram!».
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PSL DÁ APOIO INCONDICIONAL A ROBERTO CLAUDIO (PSB)




Os filiados do PSL apenas homologaram a coligação majoritária com o PSB e os seus demais aliados, patrocinadores da candidatura de Roberto Cláudio à Prefeitura de Fortaleza e sua chapa de candidatos à Câmara Municipal.

Roberto Cláudio também visitou a convenção do PSL e agradeceu o apoio à sua candidatura, prometendo, se for eleito, fazer um governo de parceria com todos os partidos aliados. A candidatura de Roberto Cláudio foi oficialmente homologada no último sábado.



(Fonte: DN)

CONVENÇÃO PRTB


O Presidente Municipal do PRTB de Sobral, nos termos da legislação estatutária e legal em vigor, convoca todos os eleitores filiados ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - PRTB, militantes e simpatizantes, neste Município, para a CONVENÇÃO MUNICIPAL que será realizada no dia 30 de junho de 2012, com início às 09h00min e encerramento às 17h00min, na Escola de Ensino Antenor Naspolini, Bairro Dom José, nesta cidade, com a seguinte ordem do dia.

ORDEM DO DIA
1. Proposta de formação de coligações majoritária e proporcional para as eleições de 2012;
2. Escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores;
3. Outras deliberações de ordem legal e estatutária.

Sobral, 21 de junho de 2012.
João Paulo Dias de Oliveira
Presidente

A Opinião do Blogueiro
Para esta mesma hora, data e local está sendo anunciada também a Convenção Municipal do PV. Será o primeiro indicio real de que a oposição sobralense sairá unida? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

(Repassado na íntegra do blog Sobral em Revista)

CONVENÇÃO PSDC FORTALEZA



O PSDC realizou convenção ontem, no Ginásio Poliesportivo da Parangaba. O evento foi para fechar o apoio ao candidato do PSB, deputado Roberto Cláudio, em uma aliança formada por 12 partidos. Roberto Cláudio compareceu à convenção e destacou as principais metas para a cidade. Para a chapa proporcional, o PSDC se uniu ao PSD que disputa pela primeira vez uma eleição. O Partido foi oficialmente fundado recentemente e tem como seu principal líder o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Como o PSDC, o PSD também apoia a candidatura de Roberto Cláudio. “Vou juntar todos os 12 partidos pra gente trabalhar muito”, enfatizou Roberto.
Para a disputa à Câmara dos Vereadores de Fortaleza, o PSDC apostou em uma aliança com o PSD. Eles formaram chapa completa com 86 candidatos, sendo 84 filiados ao PSDC e apenas dois do PSD. Conforme Conrado, a expectativa é eleger até três vereadores. Os candidatos tiveram a oportunidade, durante a convenção, de subir ao palco e se apresentarem.


(Fonte DN)

CONVENÇÃO PSB/PMDB com PHS/PEN/PSDC/PRB/PSD/PMN/PSC/PTB



Na convenção do PSB/PMDB que ocorreu neste sábado passado, foi visível a  força que tem o Governador Cid Gomes, que já havia batido o martelo na quinta sobre o nome de Roberto Claudio (PSB), anunciou as demais coligações e candidatos. 
Com uma expressiva manifestação de várias autoridades e a homologação de candidaturas ao parlamento municipal da capital, dos  já reconhecidos políticos no cenário estadual e nacional e de parentes e pessoas ligadas àqueles que não disputarão pleito deste ano, estarão representados por familiares para defender ideais e compromissos firmados.
A presença marcante do Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, deu o ar do apoio nacional que teremos. O Ministro falou sobre tudo que já foi feito no estado e agora é a vez de Fortaleza. Com Dilma, Cid, Roberto e uma Câmara Municipal alinhada mudaremos a Capital do Estado.
Ocasionalmente o Governador anunciou o nome de Gaudêncio Lucena como candidato a vice-prefeito. Gaudêncio é uma indicação de Eunício Oliveira, que mesmo após a convenção continuou com as articulações em sua casa.
O que surpreendeu foi a presença do Presidente do PC do B, "Patinhas" e do Deputado Estadual Lula Moraes (PC do B). Será que este é o anuncio que poderá haver uma reviravolta e Inácio Arruda (PC do B) ainda irá apoiar Roberto Claudio (PSB)?
AGUARDEM...

EVANGELHO__25 de junho


Dia Litúrgico: Segunda-feira da 12ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 7,1-5)

- Proclamação do Evangelho segundo Mateus.
- Glória à Vós Senhor.
«Não julgueis, e não sereis julgados. Pois com o mesmo julgamento com que julgardes os outros sereis julgados; e a mesma medida que usardes para os outros servirá para vós. Por que observas o cisco no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou, como podes dizer ao teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão».
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

SISU_ACOMPNHE CALENDÁRIO


POLÍTICA VOLÁTIL



A política é mesmo volátil. O Elmano (PT), atual PSB, passou pelo PSol esperando melhores ares. Voltou ao PT já com sua candidatura a prefeito garantida. 
Salmito Filho (PSB), que passou anos no PT, foi líder da Prefeita Luizianne e Presidente da Casa em uma quebra de braços com a própria "loura", agora está no PSB e já aponta como prefeituráveis dos peesibistas. Será que a mudança já vinha anunciada como ocorreu com o Presidente da Assembleia, Roberto Cláudio, que mal saiu do PHS a pedido do governador, já estava eleito no PSB com uma catalização impressionante de votos e logo após conduzido a cadeira número três no comando do Estado do Ceará.
É nossa política volátil!

ITAMAR RIBEIRO FALA QUE SECRETARIA NÃO FUNCIONA



Agora falta quem?
Ontem, 19 de junho, em sessão ordinária na Câmara Municipal de Sobral, no "púlpito" do vereador Adauto Arruda (PP), o líder do Prefeito Veveu Arruda Itamar Ribeiro (PSB) foi enfático ao falar da lentidão da Secretaria de Infra-Estrutura.
O vereador Itamar Ribeiro disse que tinha que concordar com Adauto, que já havia dito que a secretaria andaria a passos de tartaruga, por não serem atendidos pela Secretaria de Infra-Estrutura. "Tenho que concordar... a gente pede, mas não é atendido".
Ouvir o vereador Marco Prado, João Alberto, Zé Vytal e Adauto Arruda falando da "inoperância" das secretarias vinculadas à Prefeitura de Sobral já era praxe. Quando havia alguma insatisfação com Zezão, Paulo Vasconcelos e Júnior Balreira ouvíamos algumas alfinetadas. Mas agora foi o fim da picada, mas o líder do Veveu que deveria SEMPRE apaziguar, concordou.
Êh SOBRAL!


terça-feira, 19 de junho de 2012

PAULÃO ESCLARECE CRISE COM CABO ELEITORAIS E DISPUTAS COM SEUS PARES


Em entrevista concedida aos radialistas Carlos Torres, Carlos Alberto Richelli e Tiago Leopoldo, o vereador Paulão (PSD) falou sobre o tratamento desprendido pelo Prefeito Veveu aos vereadores. O peesideista disse o Prefeito atende a todos os vereadores. "Certamente eu estou levando os projetos e ele está entendendo". "O prefeito Veveu tem sido descente com toda a câmara e com todos os vereadores. Ele tem dito sempre que todos os vereadores são amigos dele e eu estou neste leque de amigos". Paulão disse ainda que não há diferença entre os vereadores.
Indagado sobre a briga pelos votos do Caioca, que outrora era disputado com o vereador João Alberto, agora herdados, vem apresentando uma disputa direta com o vereador Hermenegildo (PSB).

QUEM LEVA O QUE?

Já não bastava a disputa acirrada, agora tem que combinar quem requereu o que. Citado o fato da limpeza do distrito, onde cada um diz que requereu para Caioca e o Paulão cita o pedido do líder Zezinho, que fez um ofício e foi acompanhando-o a secretaria. As carteiras de identidade foi pedida por quem? Fala-se no líder Zezinho, que através de ofício, segundo o vereador, levado por ambos junto à secretária, que prontamente atendeu o pedido e vai ao Caioca neste sábado para emissão do Registro Geral de pessoa física.

COMO ESTÁ A RELAÇÃO COM ACRÍSIO?

"A insatisfação foi porque ele ligou para mim e eu não atendi. Mas isso é comum, ele está desligado e hoje eu estava para o interior", disse Paulão.Mas já foi tudo contornado e já foi visto os dois conversando e marcaram uma visita ao Puba, onde há uma praça e Acrísio "já vai comigo", salientou Vicente de Paulo.
"A nossa amizade continua e ele vai votar comigo".

A POLÍTICA É VOLÁTIL!

ELMANO E O VICE



O candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas, disse em entrevista que não existe nada acertado sobre quem irá acompanhá-lo na disputa eleitoral para a Prefeitura de Fortaleza como vice-prefeito. Alguns nomes já foram sondados pelos partidos políticos aliados, mas até o momento nenhum foi confirmado.


Com o PR, de Lúcio Alcântara, o PT ainda não teve qualquer conversa formal, o que deve acontecer nos próximos dias, podendo Capitão Wagner ser o vice da chapa do PT, Elmano disse que não há nada definido.

O PV chegou a apresentar o nome do deputado estadual Roberto Mesquita para compor a chapa com o PT, mas nada foi confirmado. Até o presidente do PTN em Fortaleza, vereador Alípio Rodrigues, se colocou como possível candidato a vice-prefeito, mas seu intento não foi oficializado ainda.




Então já tem na base do apoio de Elmano (PT), os partidos: PR, PTN, PV e PT do B, havendo outros supostos e interessados.


Aliados

O pré-candidato Elmano de Freitas afirmou que o PT deverá conversar nesta semana com PRB, PRTB, PSL e com PCdoB, que, segundo ele, poderão ser importantes aliados na disputa eleitoral de outubro, ou em um possível segundo turno.


Já é sabido que o PRTB e o PRB não irão entrar nesta disputa com o PT. O PRB é um partido "aninhado" aos Ferreira Gomes e o PRTB é declaradamente Cid Gomes, porém, apesar de em Sobral deverá ter autonomia, em Fortaleza isso não deverá acontecer.

EVANGELHO_20 de junho


Dia Litúrgico: Quarta-feira da 11ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

- Proclamação do Evangelho segundo Mateus.
- Glória à Vós Senhor.
«Cuidado! não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, de modo que tua esmola fique escondida. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.

»Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar nas sinagogas e nas esquinas das praças, em posição de serem vistos pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.

»Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa».
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor.

PT do B FECHA COM ELMANO FREITAS (PT)





O Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) realizou convenção, ontem, no Ginásio Aécio de Borba, para homologar uma coligação majoritária com o Partido dos Trabalhadores (PT) e escolher 56 candidatos a vereador, sendo 38 homens e 18 mulheres. Os trabalhos foram acompanhados por algumas lideranças do PT e o seu pré-candidato à Prefeitura, Elmano de Freitas.

A unidade do PT do B durante a campanha e a disposição de todos para vencer foi a tônica dos discursos. Elmano de Freitas disse que a aliança do PT com o PT do B não era uma aliança apenas para a eleição, mas para governar Fortaleza.

Disse também que durante a campanha não vai atacar nem acusar ninguém porque vai apresentar propostas para a cidade. Neste sentido prometeu a realização das obras do projeto da Copa do Mundo, mais casas populares, corredores e faixas exclusivas de ônibus para reduzir o tempo das viagens e parcerias com Igrejas para um trabalho voltado para tirar os jovens das drogas e recuperá-los para a sociedade.

Lembrou que foi advogado de movimentos populares e conhece Fortaleza não pelo mapa, mas porque andou muito nesta cidade. Também lembrou a promessa do ex-presidente Lula da Silva de vir a Fortaleza para participar da campanha eleitoral.

Ele revelou que vai conversar com o PR em data não definida ainda r vai procurar um entendimento com o PCdoB, acreditando que até a madrugada do próximo dia 30 pode sair um acordo, tendo em vista que as duas agremiações farão convenções no mesmo dia. O PCdoB tem como pré-candidato a prefeito o senador Inácio Arruda.

Posição

O partido realizou uma prévia e saiu vitoriosa a tese de coligação para prefeito com o PT e chapa própria para vereador. Durante a convenção a votação foi por aclamação. O limite de gastos para cada candidato a vereador, durante a campanha, é de R$ 400.000,00.

O presidente estadual da legenda, Haroldo Abreu, lembrou que o seu partido era um aliado de 1ª hora do PT. Estimulou os candidatos a trabalharem unidos para viabilizar a eleição de três vereadores. A presidente municipal, Darcy Lira, disse que a aliança formada com o PT não era fruto de oportunismo, mas de uma sintonia na busca de uma sociedade melhor. Defendeu políticas públicas urbanas de mobilidade, habitação, educação, saúde e trabalho.

O deputado estadual Paulo Facó e o líder do partido na Câmara, Leonel Alencar, também defenderam a unidade do partido e a expectativa de eleição de três vereadores. Como representantes de outros partidos também marcaram presença na convenção do PT do B o presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo, o deputado federal Eudes Xavier e o presidente da câmara, Acrísio Sena (ambos do PT), além de Nildo Sobral (PTN), secretário de esportes da prefeitura de Fortaleza.

(Fonte: Jornal Diário)

VALE A PENA SUJAR-SE PARA VENCER?


LULA ENDORSA UNIÃO ENTRE MALUF E HADDAD

Lula abençoa acordo de Maluf com Haddad 

em São Paulo



A política é dinâmica, diria ex-governador Gonzaga Mota. Assim Paulo Maluf, ex-prefeito de São Paulo, e Fernando Haddad, candidato à prefeitura pelo PT, celebraram a aliança que acaba de ser formalizada, sob as bençãos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na mansão de Maluf, no Jardim Europa, em São Paulo. Segundo a Folha.com, Lula não falou com a imprensa. Entrou pela garagem e apenas cumprimentou o anfitrião.
Lula estava acompanhado do presidente do PT, Rui Falcão, e do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. Haddad, por sua vez, falou com a imprensa. “Nunca escondi minhas divergências com ele, mas é hora de buscar convergências”, afirmou. Segundo Haddad, Maluf não fez um único pedido relacionado a seu programa de governo.
Tá certo. A gente acredita.
(Fonte: blog do Eliomar)

CASARÕES DE GRANJA ESTÃO ABANDONADAS E NECESSITAM DE TOMBO



Historiadores e estudantes universitários lutam pela preservação do patrimônio cultural  do Município de Granja, formado por casarões datados do século XIX. Segundo eles, mais da metade dos casarões centenários estão abandonados. Dentre os requisitados para tombamento, está o Solar dos Gouveias onde, conforme o historiador Raimundo Pompe, e o atual responsável pelo Solar, Guilherme Gouveia Filho, o filho primogênito da Princesa Isabel, dom Pedro de Orléans e Bragança se hospedou junto com sua família.


Localizado na Rua Pessoa Anta, o Solar continua na família Gouveia, que utiliza a casa quando se encontra na cidade. A construção data de 1848 e, de acordo com o historiador, após a extinção do exílio da Família Real, dom Pedro de Orléans, neto de Dom Pedro II, voltou ao Brasil e realizou excursões aos sertões. Em suas viagens pelos sertões, passou por Viçosa do Ceará e seguiu rumo a Granja em 1926, acompanhada de sua esposa e da filha. A chegada teria sido de automóvel e a família teria ficado por dois dias no Sobrado do cônsul português, senhor Antonio Gouveia.



A visita da Família Real ficou registrada pela Câmara dos Vereadores, cuja cópia do registro o historiador possui. A rua onde localiza-se o imóvel foi a primeira construída na cidade. Apontando as avarias na estrutura, Raimundo defende a preservação. "É inviável que uma família sozinha mantenha uma construção desse porte e idade. Hoje apenas o interior tem sofrido restaurações e manutenções na medida do possível. Falta incentivo para a preservação".

O Sobrado é apenas uma das diversas construções históricas que estão sem manutenção, de acordo com o universitário José Ranis Dias. Outros pontos como a Estação Ferroviária, a Maternidade Pública e o Cristo Redentor não são tombados. "Não há preservação da história da nossa cidade. Alguns prédios antigos foram demolidos para que fossem construídos centros comerciais", afirma.

"Infelizmente, a maioria das casas está nas mãos de herdeiros que não tomam posicionamento sobre elas. Algumas já começaram a cair, além de casas fechadas que juntam bichos e crescem plantas que acabam passando para as propriedades vizinhas", comentam os vizinhos.



A coordenadora do Centro de Cultura de Granja, Maria do Livramento Araújo Ximenes, adquiriu e restaurou o prédio onde hoje funciona o Centro. "A Casa do Alto, quando foi adquirida por mim, estava abandonada há muitos anos e praticamente em ruínas. Após restaurada, passou a ser utilizada para oficinas de teatro, dança, bumba-meu-boi e outras manifestações. Desde 1982, venho empreendendo esta campanha em favor da manutenção do nosso patrimônio cultural, e não só do patrimônio cultural edificado".

A secretária-adjunta de Cultura, Adélia Aguiar, afirma que enviou uma solicitação para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). "Enviamos um pedido ao Iphan para que nossos prédios sejam tombados. No momento, estamos aguardando resposta".

De acordo com o chefe da Divisão Técnica do Iphan, Ramiro Teles, para um prédio ou monumento ser tombado pelo órgão federal, é necessário que seja comprovada a importância em nível nacional do mesmo. "Existem três instâncias: uma em nível municipal; uma estadual e uma federal. Desse Município, conheço apenas o projeto de tombamento da Ponte Metálica, que já se encontra em Brasília na pauta do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Porém, a pauta é extensa e nela estão todos os requerimentos nacionais", afirma.



Porém, o representante do Iphan em Sobral, Alexandre Veras, afirma que os documentos e materiais enviados por Granja se encontram, numa primeira analise. "Apenas a ponte é relevante e só poderá ser tombada após estudos que comprovem isso".

O projeto em execução é a restauração da Biblioteca Municipal e deverá ser entregue até o começo de agosto. "Quanto aos outros imóveis, infelizmente não podemos fazer nada. Todos são de caráter privado e os herdeiros ou não entram em consenso para que haja uma restauração ou não se interessam".

Mais informações:

Secretaria de Cultura de Granja
Rua Sé Saldanha, 1, Ibuaçu
Telefone: (88) 3624.0280
Escritório do Iphan em Sobral
Telefone: (88) 3611.2712

(Fonte: DN)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

É POSSÍVEL SER VEREADOR SIM. ACREDITE!


A Câmara Municipal de Fortaleza acolheu na terça-feira passada, 12 de junho, a vereadora Toinha Rocha (PSOL) para um mandato quatro meses “de contribuição para Fortaleza”. Toinha assume a cadeira do vereador João Alfredo (PSOL), que pediu licença para tratar de assuntos particulares.
Em campanha

João Alfredo vai abraçar a campanha de Renato Roseno, pré-candidato do Psol na disputa pela prefeitura de Fortaleza.
Feliz

A parlamentar, em seu discurso de posse afirmou que estar feliz por mais uma vez defender a população de Fortaleza, e afirmou que volta para, com sua luta, honestidade e coragem, mostrar que nada é difícil de mudar.
“Volto para esta Casa que sempre me tratou com respeito, para dar apoio aos motoristas e trocadores, para dar apoio às creches. Volto para esta Casa para fazer um mandato a serviço da população de Fortaleza”, disse Toinha.
Transparência

A parlamentar ainda aproveitou para reivindicar mais transparência no poder público, e lamentou que seu projeto que solicita justamente clareza nas ações do poder público, não tenha sido colocado em pauta.

(Fonte: Polítika)

EVANGELHO_19 de junho


Dia Litúrgico: Terça-feira da 11ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 5,43-48)

- Proclamação do Evangelho segundo Mateus.
- Glória à Vós Senhor.
«Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem! Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus; pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito».
- Palavra da Salvação.
- Glória à Vós Senhor.

BRASILEIRÃO 2012 _ JOGOS E CLASSIFICAÇÃO


CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Vasco
13
5
4
1
0
10
5
5
86.7
2
Cruzeiro
11
5
3
2
0
5
2
3
73.3
3
Atlético-MG
10
5
3
1
1
4
2
2
66.7
4
Botafogo
9
5
3
0
2
13
11
2
60
5
Grêmio
9
5
3
0
2
5
3
2
60
6
São Paulo
9
5
3
0
2
5
5
0
60
7
Fluminense
9
5
2
3
0
8
4
4
60
8
Flamengo
9
5
2
3
0
10
7
3
60
9
Internacional
8
5
2
2
1
7
5
2
53.3
10
Náutico
7
5
2
1
2
7
8
-1
46.7
11
Coritiba
6
5
2
0
3
8
8
0
40
12
Figueirense
6
5
1
3
1
5
5
0
40
13
Ponte Preta
6
5
1
3
1
4
4
0
40
14
Bahia
5
5
1
2
2
4
5
-1
33.3
15
Sport
5
5
1
2
2
4
5
-1
33.3
16
Portuguesa
4
5
1
1
3
4
8
-4
26.7
17
Santos
3
5
0
3
2
1
3
-2
20
18
Palmeiras
2
5
0
2
3
3
6
-3
13.3
19
Atlético-GO
2
5
0
2
3
1
7
-6
13.3
20
Corinthians
1
5
0
1
4
1
6
-5
6.7
  • Sab 16/06/2012 - 18h30 Beira Rio
    Internacional
    INT
    1  2
    BOT
    Botafogo
  • Sab 16/06/2012 - 18h30 Independência
    Cruzeiro
    CRU
    1  0
    FIG
    Figueirense
  • Sab 16/06/2012 - 21h00 Engenhão
    Fluminense
    FLU
    4  1
    POR
    Portuguesa
  • Dom 17/06/2012 - 16h00 Engenhão
    Flamengo
    FLA
    1  0
    SAN
    Santos
  • Dom 17/06/2012 - 16h00 Arena Barueri
    Palmeiras
    PAL
    1  1
    VAS
    Vasco
  • Dom 17/06/2012 - 16h00 Morumbi
    São Paulo
    SPO
    1  0
    CAM
    Atlético-MG
  • Dom 17/06/2012 - 16h00 Pituaçu
    Bahia
    BAH
    2  1
    SPT
    Sport
  • Dom 17/06/2012 - 18h30 Moisés Lucarelli
    Ponte Preta
    PON
    1  0
    COR
    Corinthians
  • Dom 17/06/2012 - 18h30 Couto Pereira
    Coritiba
    CFC
    3  0
    ACG
    Atlético-GO
  • Dom 17/06/2012 - 18h30 Aflitos
    Náutico
    NAU
    1  0
    GRE
    Grêmio