terça-feira, 29 de setembro de 2009

IMAGEM DE PRESOS

Monteiro sugere ´indenizações´


Secretário e deputados se reuniram, ontem à tarde, para tratar da exoneração dos três delegados 
Secretário sugere que a OAB e os advogados de presos expostos na Imprensa processem os "responsáveis"

"É importante que a OAB e seus advogados provejam ações de indenização dessas pessoas que estão sendo execradas indevidamente, forçadas a comparecer perante a Imprensa para serem mostradas como troféus de um trabalho policial".

A afirmação foi feita, na tarde de ontem, pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto das Chagas Monteiro, antes de se reunir com dois deputados estaduais para tratar sobre as exonerações dos delegados César Wagner Martins (Denarc), Romério Almeida (Metropolitana de Maracanaú) e Ana Lúcia Almeida (8º DP/José Walter). Os três teriam sido exonerados das funções pelo Secretário por apresentarem presos na Mídia. O secretário afirma que já havia advertido aos delegados em geral sobre o caso e que a Ordem dos Advogados do Brasil lhe cobrara providências.

O secretário afirmou que não acredita na repetição de outros casos de desobediência à sua determinação, "mas se houver, terá o mesmo destino". O titular da SSPDS ressaltou ainda que a Imprensa pode e dever informar, e os delegados têm que contribuir para isso. "Acho que a Imprensa tem o dever de informar e é nosso dever cooperar com a informação... Agora, a gente não pode pavimentar nosso caminho de sucesso com base na miséria alheia, na exposição dos outros, de forma execrável", advertiu.

Monteiro disse ainda que analisa a atuação de um policial militar (não citou o nome) com relação à exposição da imagem de presos. "Fui informado de que, semana passada, um militar teria... o preso teria escondido a cabeça sob a camisa e esse militar teria retirado a camisa da cabeça desse homem para mostrá-lo à Imprensa. Um caso desse se assemelha ao caso em que eu exonerei os delegados. Vou recuperar as imagens e tomar providências".

Durante a reunião, os deputados estaduais Nelson Martins (PT) e Edson Silva (DEM) levaram ao conhecimento do secretário, a proposta de um Termo de Ajustamento de Conduta, no que diz respeito aos procedimentos dos delegados com relação a exposição de presos e a relação com a imprensa. De acordo com o líder do Governo na Assembléia Legislativa (AL) do Estado do Ceará, Nelson Martins, a composição do termo dependeria ainda de discussões entre o Ministério Público (MP) a Ordem dos Advogados do Brasil e o Governo do Estado.

CANDIDATURA DE CIRO GOMES

Pedetistas do CE admitem aliança


Ferreira Aragão lembra, inclusive, que os dois partidos, o dele e o de Ciro Gomes, já foram aliados 
A notícia de que Ciro procuraria o PDT para indicar o candidato a vice, em sua chapa, repercute entre os aliados do CE

A possibilidade de o deputado federal Ciro Gomes (PSB), candidato à sucessão do presidente Lula, se aliar ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) nas eleições do ano que vem dividiu as opiniões dos dois únicos parlamentares que representam o PDT na Assembléia. Na edição de ontem, o Diário do Nordeste publicou matéria mostrando que Ciro pode vir a convidar o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), para ser o seu candidato a vice-presidente.

O posicionamento do deputado estadual Heitor Férrer (PDT) é de que a sua legenda tem que lançar um nome para a disputa majoritária também. "Partido que quer se firmar tem que apresentar candidato", destacou o pedetista sugerindo os nomes do senador Cristovam Buarque (PDT) e o do próprio Carlos Lupi para a disputa. "Se vamos ganhar eu não sei, mas vamos discutir o Brasil", justificou.

Hoje, o PDT integra a base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que para Heitor Férrer também deveria ser modificado. "Partido que só apóia Governo se acomoda", disse o deputado lembrando que a decisão de sua sigla, portanto, vai depender das conversas e da opinião de Lula sobre o assunto. "Mas essa é uma decisão da Executiva Nacional, que possui as variáveis", pontuou.

Simpatia

Na Assembleia Legislativa do Ceará, o PDT se diz um partido independente e enquanto Heitor Férrer é um dos dois representantes da oposição na Casa, Ferreira Aragão (PDT), quando não se mantém neutro diante das propostas do Executivo estadual, vota a favor. Na Câmara Municipal de Fortaleza, o partido faz oposição à prefeita Luizianne Lins (PT).

Para o deputado Ferreira Aragão, Ciro Gomes tem a simpatia do Presidente Lula e isso pode facilitar um acordo entre PSB e PDT no sentido de lançar a candidatura de Ciro no ano quem. O pedetista lembrou ainda que os dois partidos já foram, inclusive, aliados em eleições passadas. No ano passado, em Fortaleza, Ciro Gomes, mesmo contrariando a posição do seu partido, fez campanha para a senadora Patrícia Saboya (PDT), candidata à Prefeitura da Capital contra Luizianne.

De acordo com o deputado Ferreira Aragão, a aliança de seu partido com Ciro Gomes pode ser viável porque o presidenciável tem afinidades com o que defende o PDT. "O Ciro está mais parecido com o meu partido do que muitos aliados. Ele seria um grande candidato", defendeu o pedetista. André Figueiredo, presidente estadual do PDT, já esteve conversando com o governador Cid Gomes e admitiu uma aliança no Ceará com o PSB para a reeleição do governador.

Nacional

O vereador Iraguassu Teixeira (PDT) é mais cauteloso em suas afirmações. Para ele, é necessário que o PDT possa conversar sobre o assunto. O pedetista adiantou, no entanto, que vê com naturalidade as "pretensões" de aliança com Ciro "porque ele vem crescendo nas pesquisas".

O parlamentar também remontou a aliança que o PDT já fez com o PSB, mas preferiu não opinar sobre um acordo para 2010. "Eu não tenho nada contra o Ciro, temos até uma amizade antiga, mas a questão é que precisa-se fazer uma avaliação", concluiu o vereador.

Toda a questão, segundo os próprios pedetistas, depende da direção nacional, embora hoje, com o fim da vinculação das coligações, nos estados os partidos possam ter alianças diferentes das que foram celebradas no cenário nacional. Os pedetistas daqui, demonstrar estar em consonância com a posição nacional que a agremiação adotar quanto à disputa presidencial e, por extensão, sobre uma aliança do seu partido com o candidato Ciro Gomes.

PV RECEBE FILIAÇÕES

Partido admite indicar candidatos majoritários


A visita da senadora Marina Silva estimulou seus aliados cearenses que trabalham o aumento das filiações ao partido

O Partido Verde (PV) do Ceará ainda está experimentando os pontos positivos que a visita da senadora Marina Silva, pré-candidata à Presidência da República, trouxe para o partido nos dois dias da semana passada que passou em Fortaleza com compromissos políticos organizados pelos aliados cearenses. A direção estadual da legenda, embora destaque que nada muda nos posicionamentos atuais, admite que a prioridade será mesmo o fortalecimento da candidatura da senadora Marina.

O presidente estadual do PV, Marcelo Silva, destaca que a vinda senadora recém-chegada ao partido, foi importante para mobilizar os filiados e mostrar a nova face da agremiação que irá brigar pela Presidência da República. "É uma forma nova de fazer política e nós sentimos a empolgação dos filiados na presença dela. Queremos aproveitar esse momento para nos fortalecermos ainda mais".

Ainda no clima da visita, o partido utilizará o dia de hoje, terça-feira, para filiações daqueles que têm interesse em disputar algum cargo eletivo no próximo ano, para mobilizar ainda mais interessados a assinarem ficha de filiação à agremiação.

Um ano antes

"Vamos fazer uma mobilização e passaremos o dia inteiro a disposição, na nossa sede, para aqueles que querem se filiar na última hora", enfatizou, embora o prazo de encerramento das filiações para os candidatos em 2010 seja até o próximo dia 2, um ano antes da eleição que vai acontecer, em 2010, no dia 3 de outubro.

Marcelo Silva fez questão de descartar um possível rompimento do PV com a administração da prefeita Luizianne Lins (PT) e do governador Cid Gomes, conforme está sendo cogitado por conta do pedido da senadora de que o partido se fortaleça e adquira uma identidade própria nos estados.

"Até para isso a nossa posição é muito tranqüila. Nós damos a nossa contribuição nas duas administrações e vamos definir a questão eleitoral mais a diante", enfatizou, ao complementar que a candidatura da senadora Marina Silva não impede o partido de fechar alianças para candidaturas outras ao Governo do Estado, como no caso do PV manter o apoio ao governador Cid Gomes.

"Podemos ter candidato a governador ou não. Essa é uma questão secundária. O importante é que todos nós trabalharemos para fortalecer a candidatura da senadora Marina", enfatizou o presidente que esteve em outro ato do partido no Rio de Janeiro durante o fim de semana passado.

Por pouco um desastre não acontece

Teto de escola desaba na Barra do Ceará

O telhado de uma escola municipal, na Barra do Ceará, em Fortaleza, desabou na noite desta segunda-feira (28). A unidade está em reforma, mas, por pouco, um funcionário da obra não ficou ferido.
Em época de aula, no local funcionam as salas da educação infantil; mas desta vez, por sorte, não havia ninguém na Escola Municipal Neumar Valença, na rua Ana Maria. Pouco antes do telhado desabar, os responsáveis pela reforma da unidade encerraram o expediente.
O vigia da escola, José Denísio Almeida Guimarães, também escapou por pouco. Minutos antes, ele entrou no prédio para verificar se não havia nenhum problema.
Segundo os moradores, o Corpo de Bombeiros foi ao local e ficou de voltar nesta terça-feira (29) para a retirar os escombros.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fidelidade partidária não sofrerá mudanças

Gorete Pereira diz que não haverá tempo para aprovação de alterações na Lei para mudança de partido

Quem mudar de legenda corre o risco de ter o mandato reclamado pelo próprio partido ou pelo Ministério Público

As normas da fidelidade partidária para as eleições do próximo ano não sofrerão nenhuma alteração pelo Congresso Nacional, embora estejam em tramitação propostas de emenda constitucional sobre a troca de partido por detentores de mandato. A observação é da deputada federal Gorete Pereira, admitindo haver interesse de alguns deputados mudarem de legenda.

Atualmente quem se desfiliar do partido, sem justa causa, perde o mandato. A justa causa se configura nos casos de incorporação ou fusão de partido; criação de partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; ou grave discriminação pessoal. Essa medida foi adotada como meio de dar um freio nas constantes troca de legenda por parlamentares de diferentes partidos e correntes ideológicas.

Várias propostas de emenda constitucional foram apresentadas e a questão da fidelidade chegou a ser incluída no projeto da reforma política que acabou não acontecendo. A lei que altera a legislação eleitoral, aprovada este mês, também não contempla o que os deputados chamam de "janela", ou seja, um prazo para que, quem desejar, possa trocar de partido.

Esperança
Como as leis eleitorais devem obedecer ao princípio da anualidade, ou seja, devem ser aprovadas e publicadas um ano antes das eleições, não há mais prazo para aprovação até o dia três de outubro próximo. Diante desse quadro, para alguns deputados, restaria apenas a esperança na aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) autorizando a troca de legenda seis meses antes do pleito, tendo em vista que os efeitos de uma PEC são imediatos.

Embora essa alternativa seja viável do ponto de vista técnico a deputada Gorete Pereira (PR/CE) não acredita que isso ocorra. Em relação à questão da fidelidade partidária, a deputada não acredita na aprovação de medida que altere as normas atuais. Ela reconhece que muitos deputados estão interessados em trocar de partido, mas nenhuma alteração na legislação será feita porque os grandes partidos políticos não querem.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o Democratas (DEM) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) são as agremiações propensas a perder maior número de parlamentares. Por isso estão contra e como têm as maiores bancadas não vão permitir que essa matéria seja votada agora no Congresso.

Mas, alguns partidos menores já encontraram uma solução para o caso. Eles estão liberando os parlamentares que estão querendo sair, assegurando ao deputado que não vai requerer o mandato depois que deixarem a legenda. O entendimento dos que estão agindo assim é o de que, como perdem também podem ganhar adesões. O problema é que mesmo o partido não requerendo o mandato o Ministério Público poderá fazê-lo.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

REFINARIA NO CEARÁ

Cid minimiza atraso na usina


Clique para Ampliar
Cid Gomes: "ao que me consta, o projeto (da refinaria) não foi alterado" (Foto: Gustavo Pellizon)
Sobre o projeto do estaleiro cearense, o governador do Estado reiterou que não vai falar do assunto agora

O governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes (PSB), minimizou as declarações do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, de que o início das operações da refinaria Premium II, a ser instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, não estaria mais garantido para 2013. "Não vai ser um ano, dois anos (de atraso no projeto), para quem já esperou 40, que vai fazer com que a gente saia.

A gente tem que assegurar início e a transformação disto num empreendimento irreversível. Isso é que a gente tem que lutar no cotidiano", afirmou ele, em entrevista à imprensa, após evento de comemoração aos 90 anos do Centro Industrial do Ceará (CIC), na Federação das Indústrias do Estado (Fiec).

Cid Gomes ponderou que o próprio Sérgio Gabrielli teria informado, anteriormente, que apenas o projeto de engenharia da unidade de refino cearense demanda a participação de 300 a 400 engenheiros.

"Retardo razoável"

"É absolutamente razoável que um projeto desta complexidade possa ter um ano de retardo na sua conclusão", frisou o governador, destacando que, ao anunciar a Premium II, a estatal não tinha ainda o projeto de engenharia da unidade que vai produzir 300 mil barris/dia de derivados como diesel, cuja destinação será o mercado da Europa, pela localização estratégica no Porto do Pecém.

Reiterou que o compromisso da petrolífera é começar as obras do empreendimento em 2010. "Ao que me consta, o projeto de começar no ano que vem não foi alterado", disse.

Índios

Sobre a polêmica do terreno para a localização da refinaria, cuja área é reclamada por descendentes indígenas, o governador afirmou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) deve apresentar um pré-estudo sobre as terras até o fim deste mês. "O presidente da Funai esteve aqui pessoalmente, há três meses. A Fundação já mandou um grupo para fazer um estudo prévio. Depois deste é que se vai saber o posicionamento a seguir". Cid Gomes foi enfático ao reafirmar que não acredita existir em Anacé cultura, tradição e costumes indígenas - requisitos constitucionais para demarcação de terras desta população. "Com todo respeito à questão indígena, aquela é uma área com padrões culturais e econômicos absolutamente ocidentais. Eu não enxergo cultura indígena ali", reforçou.

Para o governador, não há alternativa para escolher outra área de implantação da refinaria. O terreno, disse, foi determinado pela proximidade com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. "Você não consegue mudar um porto de local. Um terminal no qual já foram investidos cerca de R$ 1,5 bilhão em estrutura", argumentou.

Estaleiro

O chefe do Executivo cearense voltou a afirmar que prefere não se pronunciar sobre a possível localização de um estaleiro no Titazinho. "Como é que pode você ficar discutindo sobre uma coisa que nem existe? Faz sentido isso? Nós temos tanto problema real, problema de fato, problema objetivo, problema de ontem, problema da trasanteontem e ficar especulando sobre uma coisa que não existe? Sinceramente, eu não vou falar sobre isso", afirmou.

Segundo Cid Gomes, há um tempo atrás, um grupo procurou o governo - o PJMR, mesmo consórcio que constrói o estaleiro Atlântico Sul, localizado no Porto de Suape, em Ipojuca, Pernambuco. "Nós fizemos uma reunião: Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, organizações de empresários, Banco do Nordeste - e todos entenderam que é importante um estaleiro. São empregos e a gente precisa muito de empregos". O governador reiterou que se pronuncia, caso o PJMR vença o leilão da Transpetro para construção de navios de médio porte, cujas empresas podem participar sem ainda terem um empreendimento físico, no caso, o próprio estaleiro.

Ceará vai usar força máxima


Clique para Ampliar
Poderio alvinegro: Wellington Amorim, Geraldo e Boiadeiro voltam a jogar juntos amanhã, em São Caetano
Após 43 dias, o técnico Paulo César Gusmão volta a escalar a equipe alvinegra com seus 11 titulares preferidos

A última vez que o Ceará conseguiu utilizar seus 11 jogadores considerados titulares aconteceu no dia 14 de agosto último, no empate em 2x2 com a Ponte Preta, no Castelão.

À exceção de Mota, que depois passou a ser titular no lugar de Preto, a formação é a mesma que vai entrar em campo amanhã, às 21 horas, no Estádio Anacleto Campanella, contra o São Caetano: Lopes; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Fábio Vidal; Heleno, Michel, João Marcos e Geraldo; Wellington Amorim e Mota.

Após o confronto diante da Macaca, PC Gusmão passou a sofrer com a ausência dos jogadores principais por conta de contusão, cartões e punições impostas pelo STJD. Foram sete compromissos sem o time ideal.

Estréia de Mota

No dia 22/08, contra o América/RN, em Natal, além da estréia de Mota, Careca entrou no lugar de Heleno e Anderson no de Michel, formando um sistema com três zagueiros.

No decorrer do jogo, porém, com a contusão de Fabrício, Jorge Henrique foi lançado, restabelecendo o 4-4-2. O resultado foi a goleada de 5x1 e a melhor exibição do Vozão nesta Série B.

No empate com o Juventude (25/08), não atuaram Lopes, Fabrício e Michel. Respectivamente, os substitutos foram Marcelo Bonan, Anderson e Jorge Henrique. Diante do Vasco, no Maracanã, (28/08) Michel e Fabrício estiveram ausentes. Suas lacunas foram preenchidas por Careca e Anderson. Frente ao Bahia (06/09), as duas alterações foram mantidas. Depois veio o Figueirense (12/09): Anderson continuou e Rômulo começou o jogo como titular, já que Mota se machucou. No dia 15/09, o Alvinegro pegou o Vila Nova sem o lateral Boiadeiro e Michel. Arlindo Maracanã e Careca entraram e deram conta do recado. O primeiro foi o grande destaque, assinalando um golaço de falta e dando passe para o segundo gol, de Careca, que acabou se contundindo no lance.

Finalmente, no último sábado, PC Gusmão mais uma vez teve que apelar para a suplência. Sem Boiadeiro e Fábio Vidal, Arlindo se manteve e Jorge Henrique foi improvisado na esquerda. "Aqueles que entram costumam corresponder plenamente. Não se ganha um campeonato ou se consegue um acesso somente com 11", frisa o técnico PC Gusmão.

LONGE DE CASA
Alvinegro viaja hoje de manhã e só volta quarta

A delegação do Ceará embarca às 8 horas de hoje com destino a São Caetano do Sul, onde enfrenta o Azulão, amanhã, às 21 horas, e só retorna a Fortaleza na próxima quarta-feira.

É que, do ABC paulista, os cearenses seguem até a Paraíba. Em Campina Grande, na próxima terça-feira, o time de PC Gusmão joga contra o Campinense, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Relatório

O observador da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf) da CBF, João da Costa Filho, esclarece que o relatório que fez sobre a atuação da arbitragem e o que houve em campo no jogo entre Ceará e Paraná não é enviado ao STJD. "É um documento de exclusividade da Conaf, que tem o objetivo apenas de analisar o comportamento dos profissionais para aprimorar futuras atuações". Conforme ainda o observador, num possível julgamento do Ceará, o STJD analisará a súmula do jogo e o relatório do delegado da partida. No caso em questão, foi feito por Paulo César Lima.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Fórum Mundial da Educação

Prazo termina em 20 dias

O relógio está correndo para quem deseja trazer apresentações culturais, palestras, trabalhos e outras atividades para o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. O prazo para a inscrição dos trabalhos termina em menos de três semanas, no dia 30 de setembro. Quem se inscrever poderá fazer apresentações de teatro, música, mostra de trabalhos estudantis, palestras, seminários, entre outros.

As chamadas "atividades autogestionadas" podem ser propostas pelas instituições que fazem parte do Comitê Organizador do evento. As inscrições são gratuitas e fáceis de fazer. Basta acessar a página eletrônica do Fórum Mundial e descrever a atividade que se pretende trazer. O campus Floresta do 

Instituto Federal do Sertão Pernambucano, por exemplo, já inscreveu a participação de uma big band com direito a saxofone, clarinete, bateria, flauta e diversos instrumentos. "É nossa oportunidade de mostrar a banda em um evento internacional", conta a professora Javandilma, regente da banda.
Se você deseja trazer atividades para o Fórum, faça já sua inscrição. Participe. Você também faz parte deste evento.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Doar órgãos, o divisor entre a vida e a morte




Campanha de doação: Nívea Maria Castro Alves, que ontem comemorou 13 anos de idade e realizou transplante de coração aos três anos, foi homenageada pelos médicos


Mais de 1.100 pessoas estão na fila de espera por um órgão no Ceará. Destes ,13 são crianças. No Brasil, são 60 mil

Difícil decidir pela doação de órgãos e tecidos, quando um ente querido morre. Foi, no entanto, o gesto de solidariedade de uma família desconhecida que salvou a vida de Nívia Maria Castro Alves, quando a menina tinha apenas três anos. Ontem, ela completou nove anos de idade e cinco de transplantada do coração. Com a mãe, Francisca Alves, a garota foi uma das homenageadas no lançamento da a Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos 2009.

As estatísticas revelam, no entanto, que o número de doadores vem crescendo. A solidariedade humana se reflete no aumento de 19,57% no número de transplantes no Ceará de 2007 para 2008. Só no primeiro semestre de 2009, foram realizados 501. Na fila de espera da Central de Transplantes do Estado estão 1.135 pessoas, sendo 13 crianças como Nívia de Castro que esperam pela doação para sobreviver ou melhorar a qualidade de vida.

Em todo o Brasil, são mais de 60 mil pessoas à espera de um transplante. O vice-presidente da ABTO, Ben-Hur Ferraz Neto, que veio à Fortaleza para fazer o lançamento oficial da campanha 2009, disse que o número de doadores cresceu 40%, atingindo 8,6 por milhão da população em 2009, contra seis doadores por milhão da população, de 2006. "O Ceará deu uma forte contribuição nessa conquista, é o quarto estado do País em número de doadores, com 11,7 doadores por milhão de habitantes", enfatizou Ferraz Neto.

O vice-presidente da ABTO admite, no entanto, que o número de doadores ainda é insuficiente para atender a demanda na fila de espera. O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar o número ideal de 20 doadores por milhão de habitantes. Mais próximo dessa meta estão os estados de São Paulo, com 16,9 doadores por milhão de população, e Santa Catarina, com 16,8 doadores por milhão de pessoas.

Anualmente 12 mil brasileiros apresentam morte encefálica (é a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro), 50% deles poderiam ser doares, "mas apenas 1.317 se tornaram doadores efetivos em 2008", aponta Ferra Neto.

As estatísticas do primeiro semestre deste ano também não são diferentes. Haviam 3.212 doadores em potenciais, somente 818 tiveram os órgãos e tecidos doados. No Ceará, os dados da ABTO, mostram que dos 116 pessoas que poderiam ser doadores, somente 49 tiveram os órgãos transplantados. Com a campanha, ele espera incentivar a doação, que salva vidas.

DOE DE CORAÇÃO
Campanha é referência no País a favor de mais doações

Em sua sétima edição, o movimento Doe de Coração, da Fundação Edson Queiroz, tem como meta em 2009 repetir a mobilização de anos anteriores, quando se registrou considerável aumento no número de doação de órgãos no Ceará.

Conforme o presidente da Fundação Edson Queiroz, Airton Queiroz, "a conscientização sobre a importância da doação voluntária de órgãos esclarece e sensibiliza todos os segmentos da sociedade".

A Fundação Edson Queiroz iniciou o movimento Doe de Coração em 2003. Atualmente, a campanha é uma referência no País na conscientização e sensibilização a favor da doação de órgãos. No ano passado, a iniciativa foi reconhecida pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e agraciada com o Prêmio Amigo do Transplante.

Cartazes, anúncios de jornal, VT em emissoras de televisão aberta e fechada, contando com o apoio do Sistema Verdes Mares, levam a mensagem da campanha Doe de Coração para milhares de pessoas. A camiseta oficial tornou-se um ícone do movimento, sendo utilizada tanto em clínicas e hospitais de Fortaleza quanto em lojas de produtos e serviços os mais diversos, em dezenas de estabelecimentos da cidade.

A Universidade de Fortaleza (Unifor) encampa o movimento promovendo ações, envolvendo especialistas da instituição, por meio de eventos em seu campus e palestras sobre o tema

TRE age na formação política da juventude


Desembargadora Gizela Nunes da Costa, presidente do TRE, abriu a Semana da Justiça Eleitoral ontem à tarde, no Centro de Fortaleza, onde vários servidores do TRE trabalhavam 
A desembargadora Gizela Nunes da Costa, diz que o interesse da Justiça Eleitoral é educar o eleitorado jovem

O foco da Justiça Eleitoral no País agora é na conscientização sobre os direitos políticos do cidadão. A afirmação é da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Gizela Nunes da Costa, no momento em que abria, oficialmente, na tarde de ontem, a Semana da Justiça Eleitoral, no Centro de Fortaleza.

Além de disponibilizar todos os serviços cartoriais como emissão, renovação de título de eleitor e transferência de domicílio eleitoral, o TRE está apresentando à sociedade, na praça José de Alencar, o trabalho que faz a Escola Judiciária Eleitoral (EJE), órgão de formação daquela Corte, com as escolas públicas em todo Ceará, no sentido de trabalhar a formação política. É o projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido desde 2003.

"É uma maneira dos jovens se conscientizarem para melhor escolherem, futuramente, os seus candidatos", disse a desembargadora Gizela, para reafirmar o compromisso da Justiça Eleitoral também com o caráter educativo para a vida pública. Por isso a EJE mantém parceria com mais de 700 escolas no Estado, do Ceará para a realização de cursos e seminários para crianças e jovens.

Até a próxima sexta-feira, os eleitores que comparecerem à praça José de Alencar para a retirada de documentos eleitorais terão também a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da Justiça Eleitoral Brasileira em uma exposição com alguns tipos de urnas já utilizadas nos diversos pleitos políticos do País.

No que tange ao andamento dos processos a serem julgados pelo pleno da Corte, no entanto, o panorama não é tão animador. Em entrevista ao Diário do Nordeste, a desembargadora Gizela Nunes voltou a esticar o prazo para a conclusão dos processos referentes à Eleição 2008. Em entrevistas anteriores, a magistrada havia assegurado que queria concluir a avaliação até o fim de agosto, mas não foi possível.

Provas

"Há recursos daqui (dos municípios). Há alguns que mandamos para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ainda tem processos em fase de prova testemunhal e pericial", justificou a desembargadora, ao informar que até abril do próximo ano, quando se iniciarem os procedimentos referentes à eleição 2010, casos da eleição 2008 ainda estarão sendo julgados.

Ela voltou a reforçar a necessidade de um corpo maior de servidores para o TRE e disse que a dificuldade maior mesmo é o fato dos julgadores do pleno terem que desempenhar outras funções na Justiça comum. "Há muitos processos de forma geral. Existem metas que o CNJ estipulou. Os juízes não são exclusivos do TRE", destacou.

Identificação

O corregedor geral eleitoral, ministro Felix Fischer, baixou provimento estabelecendo os municípios brasileiros onde as eleições de 2010 serão com a utilização do sistema biométrico de identificação do eleitor. No Ceará esse sistema será utilizado apenas no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Recentemente o corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, esteve com o juiz da Comarca de Eusébio, Eli Gonçalves Júnior, para se inteirar sobre a realidade do município quanto à estrutura para instalação dos pontos de atendimento ao eleitor no dia da eleição.

A ideia é instalar vários pontos de atendimento não apenas na sede mas também em alguns distritos, revelou o corregedor ao Diário do Nordeste ao acrescentar que embora não esteja definida a data de início dos trabalhos o planejamento dessa operação já começou.

O município do Eusébio pertence à 66ª zona eleitoral (Aquiraz) e possui hoje 30.650 eleitores, o que corresponde a 0,54% do eleitorado cearense. Antes o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia determinado que o sistema biométrico atingisse 3% do eleitorado, em 2010. A carência de recursos fez com que os planos fossem alterados.

No âmbito do município de Eusébio os trabalhos serão conduzidos pelo juiz eleitoral da 66ª zona eleitoral, sediada em Aquiraz. O sistema biométrico de identificação do eleitor consiste no cadastramento de cada eleitor para atualização dos seus dados, registro da foto e de todas as impressões digitais. Para esse trabalho o TRE vai receber 25 kits. Cada kit tem um mini-estúdio fotográfico, um scanner e um notebook para registro do material.

As primeiras experiências com o sistema foram realizadas em 2008, em São João Batista (Santa Catarina), Colorado do Oeste (Rondônia) e Fátima do Sul (Mato Grosso do Sul).


Cariri debate verdades e mentiras sobre Lampião


Principais autoridades sobre o cangaço reúnem-se a partir de hoje em municípios da região do Cariri

Crato. O Cariri será transformado na "capital do cangaço", a partir de hoje, com a abertura à noite, no Teatro Salviano Arraes, nesse município, do Seminário Cariri Cangaço, que tem como tema "Lampião no Ceará - Verdades e Mentiras". A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, e das prefeituras municipais do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha, com o apoio do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e Universidade Regional do Cariri (Urca).

"O envolvimento dos municípios no Seminário, além da importância histórica, é uma forma de integrá-los na Região Metropolitana do Cariri em torno de dois ícones da história nordestina: Lampião e o Padre Cícero", justificou o coordenador do encontro, Manoel Severo. O cangaço, segundo Severo, se configura como um dos fenômenos mais intrigantes da história do povo nordestino.

Com uma duração de quase 80 anos, teve no Cariri um de seus principais cenários. As cidades do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Jati, Jardim, Aurora, Porteiras e Missão Velha, fizeram parte dessa história. Por ocasião do Seminário, o ICC estará promovendo em parceria com a organização do evento uma exposição do acervo do escritor Hilário Lucetti, falecido este ano, autor do livro "Lampião e o Estado Maior do Cangaço", em parceria com o médico Magérbio Lucena. No mesmo local, serão expostos os exemplares da revista "Itaytera" que falam sobre o assunto.

Além das palestras, será cumprido um roteiro de visitas aos pontos que marcaram a presença do "Rei do Cangaço" ao Cariri, entre os quais a Fonte de Pendência, em Missão Velha, onde Lampião se arranchou, no caminho para Juazeiro do Norte; o Sítio Piçarra, em Brejo Santo, onde houve um confronto com a Polícia, durante o qual morreu o cangaceiro Sabino, um dos mais valentes "cabras" do grupo; as cidade de Porteiras e Barbalha, além de outros pontos turísticos da região.

Durante seis dias, de 22 a 27, serão discutidos os seguintes temas: "Cangaço e Religiosidade"; "Lampião: Nem Herói, Nem Bandido"; "Os Marcelinos"; "A Epopéia de Mossoró"; "As mulheres e o Cangaço"; "O Cangaço na Teoria Sociológica"; "O Turismo e o Cangaço"; "Lampião, Cangaço e Cordel"; "Lampião no Agreste"; "Poço Redondo e o Cangaço de Lampião"; "O Cangaço sob o olhar da lei"; e "Missão Velha e o Cangaço de Virgulino Ferreira".

Símbolo de resistência

Para Severo, o Cariri se notabiliza por suas manifestações culturais, tradições e raízes que o tornam uma das regiões mais pesquisadas do Nordeste. "É também um símbolo de resistência. Foi assim nos momentos de revolta e luta com a Insurreição de 1817 e a Confederação do Equador; na Baixa Dantas, com o Caldeirão do beato José Lourenço; e, em particular, em Juazeiro do Norte do Padre Cícero Romão Batista. Também assim foi no fenômeno do cangaço de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo: Lampião". Ao lembrar estes fatos, Severo justifica que o Cariri é o cenário ideal para este Seminário acontecer.

O Cariri cearense, a partir das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha, irão receber as maiores autoridades sobre o tema cangaço, no Brasil. Pesquisadores, historiadores, escritores, ensaístas e cineastas estarão no triângulo do Crajubar, discutindo um dos fenômenos mais controversos da história do Nordeste brasileiro e suas implicações e ligações com a região.

O encontro se realizará nas três principais cidades do Cariri. "Além das palestras, discussões e estudos do tema, oficinas, apresentações artístico-culturais e visitas técnicas aos principais cenários da história cangaceira no Cariri, se configurando como a maior mesa de debates itinerante do País sobre o fenômeno do cangaço", garante o coordenador do encontro.

Estão confirmadas autoridades no tema como os pesquisadores Antônio Amaury Correa de Araújo, Napoleão Tavares Neves, Magérbio de Lucena, Leandro Cardoso Fernandes, Honório de Medeiros, Anildomá Williams, Jairo Luiz, Daniel Walker, Aderbal Nogueira, Ângelo Osmiro, João de Sousa Lima, Antônio Vilela, entre outros convidados ilustres.

Uma das atrações é escritor Antônio Amaury Correia de Araújo, um dos maiores pesquisadores da vida de Lampião e da história do cangaço. Há 60 anos em busca de informações sobre o assunto, realizou muitas entrevistas com pessoas da sociedade, do cangaço e das forças policiais da época e familiares remanescentes. Suas pesquisas minuciosas, diretas, imparciais, fazem-no um autêntico mestre, criterioso e honesto.

Nos anos 70, tornou-se conhecido em todo o Brasil ao participar do Programa 8 ou 800, da TV Globo, respondendo sobre o assunto. Tem vários livros publicados sobre o cangaço, entre eles: "Lampião: Segredos e Confidências do Tempo do Cangaço"; "Assim Morreu Lampião"; "Lampião: As Mulheres e o Cangaço"; e "Gente de Lampião: Dada e Corisco".

O cangaço é um dos fenômenos mais intrigantes da história do povo nordestino"
Manoel Severo
Coordenador do Seminário

Mais informações
Cáritas Diocesana
Rua Teófilo Siqueira, 631
Crato, (88) 3521. 8046

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Escola destaca-se entre as melhores


Aulas práticas em laboratório fazem da Escola Adauto Bezerra uma das 35 melhores do País

Juazeiro do Norte. Boas práticas de ensino destacam uma das maiores escolas do Estado e deste município, levando-se em conta formas diferenciadas de trabalhar a educação no Ensino Médio em escola pública. Mesmo com índices que a unidade de ensino considera ainda não desejáveis, a Escola de 2º Grau Governador Adauto Bezerra conseguiu se classificar entre as dez do Estado e uma das 35 do Brasil. Essa avaliação leva em conta o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os resultados foram socializados na última semana, após avaliação dos índices de 2006 do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (Spaece) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Ministério da Educação (MEC), Sistema Educacional Brasileiro (SEB) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As dez escolas inseridas nas melhores práticas de ensino do Estado socializaram os seus resultados em Fortaleza. A diretora do Adauto Bezerra, Rosa Maria Macho Bezerra, afirma que essa foi uma forma de perceber como cada uma dessas escolas tem desempenhado suas atividades, mesmo com as dificuldades existentes.

Com os resultados, uma equipe da Fundação Carlos Chagas esteve avaliando a realidade da escola "in loco", com pesquisas voltadas para os grupos focais de trabalhos desenvolvidos por alunos e professores, além de aplicar questionários com grupos gestores.

Hoje, a Escola Adauto Bezerra conta com 2.552 alunos matriculados e funciona nos três turnos. A classificação veio a partir da nota em Língua Portuguesa, com 252,6, quando o ideal, segundo a diretora seria 325; e matemática, com 269,6, quando o ideal seria 350, considerado o nível desejado. Mas, segundo ela, essa realidade para se melhorar nos índices é trabalhada. No Spaece, por exemplo, existe uma meta estipulada para se trabalhar na melhoria de 10%. No caso das provas relacionadas ao Enem, o resultado apresentado pela escola foi com a nota de 48,2 em prova de redação e prova objetiva, e somente prova objetiva, 40,75 como nota. Mas, mesmo assim, essas foram as melhores práticas apresentadas.

A escola está entre as quatro maiores do Estado em número de alunos, conforme Rosa Maria. "Esse é mais um desafio a ser vencido, pela grande quantidade de alunos, principalmente no período noturno", diz ela, ao acrescentar que essa realidade vem sendo repassada para os alunos em sala de aula.

MATRICULADOS

2.552 alunos matriculados fazem parte da Escola Governador Adauto Bezerra, em Juazeiro do Norte, que destaca-se no cenário nacional

Mais informações
Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, Av. Castelo Branco, S/N, bairro Santa Teresa
Telefone (88) 3102.1135

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Receita de Carne de Sol com Cuzcuz

A receita é bem popular na cozinha cearense, vai bem em qualquer ocasião. Para fazer a farofa de cuscuz você vai precisar de:
- 1/2 quilo de flocão de milho;
- 03 colheres de margarina;
- 15 gramas de sal.
E para o recheio:
- 1/2 quilo de cebola roxa picada;
- 01 quilo de carne de sol cozida;
- 3 colheres de margarina;
- cheiro-verde (a gosto).
Luciana Barbosa é quem ensina o passo-a-passo da receita.
Primeiro, molhe a massa de cuscuz. Quanto mais úmida, melhor.
Em seguida, você mistura 15 gramas de sal. Misture bem para que o sal possa unir toda a massa. Ela tem que estar bem molhada. Esse é o segredo para que não fique seca. Depois, deixe descansar por 15 minutos.
É hora de levar a massa para a cuscuzeira. Luciana conta um segredinho para deixar a farofa no ponto: “quando colocar a massa na cuscuzeira, deixe soltinha. Deixe cozinhar por 20 minutos.”
Enquanto o cuscuz cozinha, é hora de preparar o recheio.
Coloque numa panela a margarina e deixe dissolver bem. Acrescente a cebola e mexa até dourar. Em seguida, despeje a carne de sol cozida.
Mexa bem para que asse a carne. O segredo da farofa está aqui. Quanto mais refogada a carne, melhor. Passados os 20 minutos, o cuscuz está pronto. Espalhe a margarina por cima e deixe dissolver bem.
Depois, é só colocar a farofa na panela da carne. Vá misturando aos poucos. Em seguida, coloque o cheiro-verde, que é opcional. Está pronta a farofa de cuscuz com carne de sol

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Concurso para 1.246 vagas de professor de Fortaleza sai até dezembro

Os três concursos mais esperados da Prefeitura Municipal de Fortaleza prometidos para este ano podem demorar muito mais que o previsto para acontecer. É o caso das seleções para Guarda Municipal e para Fiscal da Prefeitura, anunciados desde o fim de 2008 e início de 2009, e que até agora permanecem sem definição.
O que está em melhor prognóstico é o de professor efetivo do município, que é uma demanda da Secretaria Municípal de de Educação (SME) logo após ter ofertado 453 vagas para professor substituto.

FÓRUM: Comente as definições da Prefeitura para os concursos.
1.246 vagas para professor efetivo até dezembro
Para a publicação dos três editais, a Prefeitura de Fortaleza tem até maio de 2010 - 90 dias antes de começar a campanha eleitoral. Após as eleições, a administração teria até o fim do mandato para concluir as contratações, em 2012.
Na ordem de prioridades da Prefeitura, em primeiro lugar está o concurso com 1.246 vagas para professor efetivo, que a assessoria da Secretaria de Administração do Município (SAM) garante sair até o final deste ano.
Editais da Guarda Municipal e Fiscal estão descartados para este ano
Em segundo lugar, viria a seleção para 500 guardas municipais, tendo em vista que o sindicato da categoria cobra pelo menos 2 mil novos postos para atingir um contingente suficiente. O edital de 300 oportunidades para fiscal da Prefeitura seria o último, mas também é o que é prometido há mais tempo: desde julho de 2008. Para as seleções da Guarda Municipal e Fiscal não há previsão de data e, para este ano, estão descartadas as publicações do editais.

FÓRUM: Comente as definições da Prefeitura para os concursos.
Entraves financeiros adiam publicação de três editais
Segundo a assessora da SAM, Sílvia Leite, diversos entraves adiam a publicação dos editais, tais como a crise financeira mundial e a diminuição de repasse de verbas do Governo Federal aos municípios.
De acordo com ela, “a Prefeitura está avaliando as prioridades e estuda os impactos de novos concursos na folha de pagamento”.

PREFEITURA DE FORTALEZA

Vagas: 1.246
Cargo: professor
Remuneração: até R$ 1.659,47
Nível: superior
Previsão inicial: até dezembro de 2009
Previsão atual: até dezembro de 2009

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA
Vagas: 500
Cargo: guarda de 2ª classe
Remuneração: R$ 1.284
Nível: médio
Previsão inicial: até dezembro de 2009
Previsão atual: sem previsão; descartado para este ano
FISCAL DA PMF
Vagas: 300
Cargo: fiscal
Remuneração: R$ 1.111,95 + gratificações
Nível: superior
Previsão inicial: até dezembro de 2009
Previsão atual: sem previsão; descartado para este ano

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

RESULTADO DOS DIRETORES INDICADOS

RESULTADO DA 2ª FASE DA SELEÇÃO PARA COMPOSIÇÃO DE BANCO DE DIRETORES PARA AS
ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ REALIZADA NO
PERÍODO DE 12 A 28 DE AGOSTO DE 2009.
RELAÇÃO DE INDICADOS POR ORDEM ALFABÉTICA
ADRIANA CYNTHIA OLIVEIRA CASTRO
ANA EMÍLIA DIAS PINHEIRO
ANTONIA DE JESUS ANGELO
ANTONIA GISELA MAGALHAES ARAUJO
ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO
ANTONIO ELIVAL PEREIRA
ANTONIO HELONIS BORGES BRANDÃO
ANTÔNIO MARQUES DE OLIVEIRA
CRISTINA VASCONCELOS LOPES
DÉCIO SABI
DENIS CAVALCANTE AUR
DIANAÍDES MARIA FERNANDES DINIZ
ELCIO LUIZ AZEVEDO DANTAS
ELIANA GONDIM SAMPAIO
ELIVÂNIO MOREIRA DA SILVA
ELIZABETH CHAGAS GOMES
FLÁVIO ALVES PEREIRA
FRANCISCA GIRLIANE ARAUJO TEIXEIRA
FRANCISCO HENES FERREIRA CUNHA
FRANCISCO IGOR MAGALHÃES MAPURUNGA BEZERRA
FRANCISCO NIVALDO ARAÚJO GOMES
GLAUCIA MARIA MENA BARRETO VIANA
HUMBERLANDIA MOREIRA BEZERRA GRANGEIRO
ISNARD ALVES GONÇALVES
JOSÉ FRED NASCIMENTO RIBEIRO
JOSÉ IVALDO BLEASBY FREIRES
JOSÉ NUNES GUERREIRO
JOSE ROBERTO DE OLIVEIRA
MARCELO FERREIRA TELES
MARCIA VIANA PORTO
MARIA DO SOCORRO FERREIRA ALVES DINIZ
MARIA LYGIA CASTRO GURGEL
MÁRIO DE SOUZA MIRANDA
MATIAS REBOUÇLAS CUNHA
OCÉLIO FERNANDES PEREIRA
ONÉSIMO REMÍGIO DE FREITAS FILHO
PAULO SÉRGIO BESSA SALGADO
PAULO SÉRGIO SILVINO DO NASCIMENTO
PEDRO JAIME DE OLIVEIRA
POLIANA HOLANDA SARAIVA DE MELO
RODRIGO UBALDO DE BRITO
ROGERS VASCONCELOS MENDES
SILVANA MODESTO DE OLIVEIRA CASTRO
SOLANGE FREITAS PIMENTEL
SORAIA PEDREIRA GUERREIRO DE BRITO
TATIANE DE PAULA CASTRO
TIAGO LEOPOLDO SANTOS DE MENEZES
YLEEN ACIOLY MESQUITA

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Emergentes querem ter posição majoritária

PARTIDOS DEFINEM ALIANÇAS

Clique para Ampliar
Encontro de dirigentes dos partidos chamados de emergentes, sábado, na Câmara Municipal
Repetindo o processo da eleição municipal, lideranças de seis partidos acertaram suas posições para 2010

Dirigentes dos partidos que estão se denominando de emergentes (PHS, PSL, PMN, PRB, PRTB e PRP), sábado, em reunião que promoveram no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza, decidiram que vão se coligar para a eleição proporcional de deputado federal, estarão isolados ou em coligações diversas para a disputa pelas vagas de deputado estadual, e na disputa majoritária a disposição é apoiar o governador Cid Gomes, candidato à reeleição e reivindicar uma das duas primeiras suplências dos candidatos ao Senado na aliança formada para apoio Cid.

Os representantes dos partidos seis partidos saíram do encontro afirmando que se não lhes forem dado a suplência de um dos candidatos ao Senado eles vão lançar um candidato próprio para disputar uma das duas vagas que o Ceará elegerá, no próximo ano, para o Senado.

A proposta de uma vaga de suplente e da indicação de candidato próprio, caso não sejam atendidos com a suplência, foi lançada pelo presidente estadual do PSL e vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador José do Carmo, aos representantes e filiados dos seis partidos presentes ao encontro do último sábado.

Coligações
Ficou acertado, na reunião, que haverá coligação para eleger um ou dois deputados federais. Quanto a candidaturas para deputado estadual, cada partido lançará nomes independentemente ou farão pequenas coligações de acordo com o perfil das agremiações. Não há definição de nomes. Todos vão aguardar o prazo final estabelecido pela legislação eleitoral para filiações de eleitores que queiram ser candidatos (um ano antes da eleição), no caso até o início do próximo mês.

A intenção dos representantes dos seis partidos é apoiar Eunício Oliveira para uma das vagas do Senado. Eles não disseram se a primeira suplência que vão pleitear à coligação liderada pelo governador Cid Gomes é a do candidato Eunício.

Reeleição
Sobre o apoio à reeleição do governador Cid Gomes (PSB), o vice-presidente estadual do PHS, Tin Gomes, vice-prefeito de Fortaleza e secretário municipal da Regional VI, ressaltou que não há nada definido. "Vamos ter audiência com Cid até o final do mês para conversar sobre o apoio. Vamos saber qual o pensamento dele sobre as vagas de senadores e comunicar a decisão do bloco", contou, apesar de a tendência dos emergentes ser a de apoio ao governador, como aconteceu no pleito passado.

Representantes de partidos como o PT e o PMDB foram prestigiar o encontro das lideranças daqueles partidos. O vice-governador Francisco Pinheiro, uma das expressões do PT cearense, inclusive fez um pronunciamento no evento. Segundo o presidente do PHS municipal, vereador Walter Cavalcante, o deputado federal Chico Lopes (PC do B) mostrou vontade de agregar o seu partido ao bloco emergente. Três outros partidos, segundo diziam sábado na Câmara Municipal, deverão se unir ao bloco dos emergentes.

Diferença
Para o presidente estadual do PMN, Reginaldo Moreira, "nós que fazemos a pequena legenda fazemos a diferença porque damos oportunidade às pessoas que não têm dinheiro para comprar votos para se elegerem".

De acordo com o presidente do PMN, trata-se de uma questão de sobrevivência eleger o maior número de deputados possível para a Câmara Federal e os partidos estão acordando para isto. Para Tin Gomes, os partidos emergentes buscam o fortalecimento e o crescimento dos filiados no Ceará. "O objetivo é unir forças para que os partidos possam crescer em 4 anos ou 5 anos e ter condições de lançar candidato ao Governo do Estado", defendeu o vice-prefeito de Fortaleza.